“Janeiro Branco” alerta para cuidados com a saúde mental

20/01/2017

Caminhada no dia 25 marca a campanha em Santo Antônio da Patrulha

A campanha ‘Janeiro Branco’, tem o intuito de alertar a sociedade sobre os mais diversos problemas de saúde mental e emocional, trazendo profissionais da psicologia para debater o assunto. Com o tema ‘Quem cuida da mente, cuida da vida’, abre discussão sobre a relação do equilíbrio mental com o bem estar. Em Santo Antônio da Patrulha esta iniciativa é da prefeitura, através da secretaria municipal da Saúde, por meio do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, em conjunto com psicólogos da rede privada.

De acordo com os psicólogos, o município possui um alto índice de atendimento psiquiátrico, mas geralmente isso acontece de forma tardia. “O maior problema é que quando as pessoas chegam a procurar ajuda já estão em um estágio muito avançado de esgotamento. Nossa intenção é desmistificar um conceito que existe sobre a necessidade de se procurar um atendimento psicológico especializado. Queremos orientar sobre um novo olhar para a saúde mental”, explicou a psicóloga do CAPS, Cláudia Dias.

No dia 25 de janeiro, às 17h será realizada uma caminhada, para marcar este movimento que se inicia, com a campanha Janeiro Branco. A saída será no CAPS (Av. João Pedroso da Luz, nº 373), seguindo até a praça da Nossa Senhora da Boa Viagem. Na praça haverá esquetes teatrais, dança, abordagem sobre Saúde Mental, entre outras atividades. O evento é aberto e toda a comunidade pode participar.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PMSAP