Facebook

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha

Inicia nesta segunda-feira a 1ª Semana de Inovação de Santo Antônio da Patrulha

imagem-noticia

15/07/2021

Entre os dias 19 e 23 de julho, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha, através da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, sob a coordenação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizará a InovaSAP, a 1ª Semana de Inovação de Santo Antônio da Patrulha, que busca discutir os impactos da transformação digital no futuro das empresas, governos e cidadãos, principalmente dos 23 municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

O prefeito Rodrigo Massulo salienta que desde que a atual administração assumiu, em janeiro de 2021, a inovação passou a ser tema central da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Econômico. “De lá pra cá muito já foi feito: o Parque Tecnológico da FURG já é realidade; criamos o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação; o projeto de qualificação de mão de obra visando programação e outros temas está em andamento e muito mais ainda será feito”, menciona.

Para o presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e diretor de gestão da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Kassiano Fraga, “colocar a inovação no centro da estratégia do desenvolvimento do município tem sido o grande objetivo desde o início do nosso trabalho. Para fortalecer ainda mais essas iniciativas, nós buscamos trazer especialistas de renome nacional e internacional para conversar com a comunidade sobre os impactos que a tecnologia e a inovação podem causar no nosso dia a dia”.

A InovaSAP é mais uma ação que conta com a participação ativa do OCEANTEC, Parque Científico e Tecnológico da FURG – Campus SAP e que busca fortalecer o ambiente de inovação na região. Toda a programação será realizada gratuitamente no Facebook da Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha (facebook.com/prefasap) e contará com tradução para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. As inscrições estão abertas na plataforma Sympla.   

Confira a programação:

1º DIA - 19/07, às 19h - Construindo o futuro: Quais os caminhos para inovar?  

Painelistas:

Luís Lamb - Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS;

Pedro Valério - CEO do Instituto Caldeira;

Daniel Leipnitz - presidente do SAPIENS Parque e presidente do Conselho da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE).

 

2º DIA - 20/07, às 19h - O que são cidades inteligentes?  

Painelistas:

Edimara Mezzomo - professora titular da Escola de Negócios da PUCRS e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd). Realizou Pós-Doutorado na London School of Economics and Social Sciences, mestrado e doutorado em Administração pela UFRGS. Lidera o Grupo de Pesquisas/CNPq Governança & Sociedade Digital (d-GOVS);

Guilherme Wiedenhöft - coordenador adjunto e professor do Mestrado acadêmico em Administração (PPGA/ICEAC-FURG), do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP/FURG) e da Graduação em Administração ICEAC-SAP. 

 

3º DIA - 21/07, às 19h - A inovação chega ao poder público 

Painelistas:

Claudio Gastal - secretário de Planejamento, Governança e Gestão do RS;

Guilherme Dominguez, cofundador e CEO do BrazilLAB, 1º Hub de inovação GovTech do Brasil;

Raphael Fassoni - internacionalista com especializações em consultoria estratégica em Harvard e liderança em Stanford, CEO do Estonia Hub.

 

4º DIA - 22/07, às 19h - A educação para o novo mundo do trabalho  

Painelistas:

Cláudia Costin - fundadora e diretora do CEIPE – Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV-RJ. Foi diretora global de Educação do Banco Mundial, membro da Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Foi ministra da Administração e Reforma do Estado, secretária de Cultura do Estado de São Paulo e secretária de Educação do município do Rio de Janeiro;

João Marcelo Borges - pesquisador associado do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais, da FGV e diretor de Projetos Especiais do Impact Hub Brasília. Foi diretor de Estratégia Política do Todos Pela Educação, Especialista em Educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Mestre em Economia Política Internacional pela London School of Economics.

 

5º DIA - 23/07, às 19h - O protagonismo feminino na tecnologia  

Painelistas:

Danúbia Espíndola - engenheira de computação, doutora em engenharia elétrica, docente do Centro de Ciências Computacionais - C3, atualmente Pró-reitora de Inovação e Tecnologia da Informação da FURG;

Andressa Krech - analista de redes no Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa no Rio Grande do Sul - Pop-RS/RNP;

Juliana Marchioretto - diretora da Associação Gaúcha de Startups e CEO da Startup Aula Livre.

 

Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE  Gabinete do Prefeito 

Fonte: ACS

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha