Inaugurado tomógrafo no hospital de Santo Antônio da Patrulha

10/05/2019

O serviço é inédito no município

A última sexta-feira (10/05) foi de comemoração para a saúde de Santo Antônio da Patrulha, com a inauguração de um tómografo no hospital Santo Antônio – Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O equipamento de última geração vai melhorar muito o atendimento de saúde, especialmente no que se refere a diagnóstico. Inicialmente o Hospital deverá realizar cerca de 150 exames ao mês e atenderá pacientes do SUS, convênios e particular.

O provedor da Santa Casa, Guilherme Englert esteve na solenidade de inauguração da sala da tomografia e falou do projeto ousado e promissor que tem sido assumir o hospital de Santo Antônio da Patrulha. "É uma honra estar aqui, já evoluímos muito, mas ainda tem muita coisa pela frente".

A primeira-dama e secretária adjunta da Saúde do Estado, Aglaé Regina da Silva, lembrou todos que se doaram pelo hospital de Santo Antônio e destacou o grande legado que é ter a Santa Casa no município. "Lembro as condições deste hospital e hoje vejo quanta coisa mudou. Hoje temos um serviço de excelência, com exames, tecnologia de ponta, pediatria e clínica 24 horas. Ainda há uma longa caminhada, mas fomos abençoados com a vinda da Santa Casa".

O prefeito lembrou que "voltar a ter hospital era o meu primeiro compromisso do plano de governo, e está aí. Em dois anos, quantas conquistas, não só para Santo Antônio da Patrulha, mas também para região".

A tomografia fornece imagens mais precisas do que as do Raio X, detectando alterações muito pequenas em ossos, tecidos, órgãos e outras estruturas do corpo.
A gerente do hospital Louise Chagas destacou ainda a diminuição de remoções que será possível com a operação do novo equipamento.

Para que o equipamento da Santa Casa no valor de R$ 650 mil entrasse em funcionamento, o Município investiu R$ 60 mil em estrutura e instalação.
Além do prefeito de Caraá, Nei Pereira dos Santos, o vice-prefeito, José Francisco Ferreira da Luz, o presidente da Câmara de Santo Antônio, Rodrigo Massulo, demais vereadores, secretários municipais e a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sônia Perloti participaram do evento.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA