I Festival do Acordeon veio para ficar

11/05/2018

A segunda edição do evento já tem data marcada

Com uma noite repleta de grandes atrações da música gaúcha, o Centro Clube completamente lotado, recebeu o I Festival do Acordeon, nesta quinta-feira (10/05), em Santo Antônio da Patrulha. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha, através da secretaria da Cultura, Turismo e Esportes, trouxe nomes importantes deste instrumento que é símbolo no Rio Grande do Sul.

Idealizado pelo patrulhense Samuca do Acordeon, o festival contou com apresentações de Bruno Moritz, Daltro Bertussi, Daniel Hack, Luiz Carlos Borges, Markynhos Ulyian, Paulo Siqueira e Samuca. O homenageado da noite foi Rivadavia Barreto, primeiro professor de acordeon de Samuca, que abriu as apresentações com seus atuais alunos.

O anfitrião da noite, Samuca apresentou as atrações e demonstrou ser fã de todos os acordeonistas. Nos bastidores, os músicos comentavam a importância de um evento como este para as suas trajetórias. De acordo com Samuca, o Rio Grande do Sul precisa fortalecer eventos deste tipo, e este é seu grande objetivo com o festival, além de incentivar as pessoas a apreciar e até ingressar no mundo musical.

Durante a apresentação de Daltro Bertussi e Paulo Siqueira, Samuca anunciou o 2º Festival do Acordeon. Depois de receber o aval do prefeito Daiçon Maciel da Silva, entusiasmado, Samuca divulgou a data do dia 9 de maio de 2019 para a próxima edição.

O prefeito Daiçon Maciel da Silva disse que já esperava o sucesso do evento, “especialmente pelo carisma, talento e competência do Samuca, mas confesso que não imaginava que tivéssemos um público tão grande. Saio emocionado e motivado deste Festival, pronto para dar continuidade nos próximos anos. Agradeço ao Samuca, a todos os acordeonistas que nos presentearam nesta linda noite, à secretária Eliana Cunha e toda a equipe da secretaria da Cultura, Turismo e Esportes, aos apoiadores do evento, à imprensa e, é claro, à comunidade patrulhense e visitantes”, disse.

O Deputado Estadual Gilmar Sossella, e o radialista Dorotéo Fagundes também prestigiaram o evento.

Como ingresso, foi pedido o valor simbólico de 2kg de alimentos não perecíveis. Ao todo, foram arrecadadas cerca de duas toneladas de alimentos, que serão doados para o Centro Terapêutico Desafio da Vida. O evento teve apoio do Hotel Ecovilly, Seleção, Erva Mate Sabadin, Da Colônia e Marquevikis Plantas.

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE

Fonte: ACS/PMSAP