Grupos de convivência ligados aos postos de Saúde levam qualidade de vida às comunidades

14/08/2018

As unidades de Saúde de Santo Antônio da Patrulha têm desenvolvido um trabalho interessante, que está contribuindo para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades. São os encontros de grupos, que se reúnem, principalmente para receber orientação e aprender a cuidar melhor da saúde.

Os encontros são realizados normalmente de 15 em 15 dias, com gestantes, hipertensos, idosos e, os temas são abordados para cada grupo, através de palestras, roda de conversas e realização de atividade física.

Na última sexta-feira (10/08), o grupo do Posto da Palmeira recebeu as gestantes daquela comunidade para mais um momento de aprendizado. Na ocasião, as futuras mamães aprenderam com a psicóloga Diovana Trajano e com as enfermeiras, técnicas de enfermagem e agentes comunitárias da comunidade sobre as etapas da gestação. O próximo encontro para as gestantes já está agendado para o dia 24 de agosto, a partir das 8h.

Na mesma data, o grupo do Posto do Bairro Santa Terezinha também teve seu momento de convivência. Moradores do bairro se encontram na segunda sexta-feira do mês, às  9h no salão paroquial da localidade. Lá, é verificada a pressão arterial e são realizados teste de glicemia em diabéticos, roda de conversa para orientações e  trocas de experiências.

Os grupos dos bairros Passo dos Ramos e Bom Princípio também se reúnem, na primeira sexta-feira do mês, às 9h e na primeira quinta-feira do mês, às 8h respectivamente.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP