Grafite na Estação Cidadania homenageia personagens importantes da cidade

30/08/2021

O grafite como expressão de arte tem o poder de provocar sensações e mudar nosso olhar sobre os espaços de convívio social ou de passagem. Assim é o trabalho realizado pelo artista e produtor cultural Guilherme Gerundo na Estação Cidadania (Praça CEU).
A comunidade patrulhense recebeu no domingo (29) a obra que traz imagens grafitadas em uma das paredes do local e que retratam três personagens importantes para o esporte e a cultura popular da nossa cidade: Mônica Santos, esgrimista, Tiago Graxa, responsável pelo projeto Bom de Bola - Bom na Escola e Tony da Viola, músico.
O projeto chamado “Visibilizando Invisíveis” foi viabilizado através do edital da Fundação Marcopolo, Criação e Formação Diversidade das Culturas, com recursos da Lei Aldir Blanc. Seu objetivo é dar notoriedade ao trabalho de pessoas das comunidades que desempenham algum papel socialmente relevante. A FURG é a grande apoiadora nesta realização que, além de Santo Antônio da Patrulha, contempla mais três cidades gaúchas, tendo como critério de seleção a presença da universidade em seu território.
A edição de Santo Antônio foi concluída e entregue à nossa cidade pelos produtores culturais Anderson Pires de Souza e Guilherme Gerundo, e pelas representantes da FURG Débora Amaral, diretora de arte e cultura da universidade, e Darlene Weber, vice-diretora do campus FURG/SAP.
O prefeito Rodrigo Massulo cumprimentou o artista, a FURG e os homenageados pelo papel de cada um no projeto e destacou o valor da arte e da cultura no dia a dia das pessoas e o quanto um projeto como este, em que a própria comunidade se reconhece, pode impactar na sua autoestima e desenvolvimento humano.
Também estavam presentes o vice-prefeito Marcelo Gaúcho, a diretora de Turismo e Cultura, Carmen Monteiro, o coordenador da Juventude da Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes, Bruno Barcelos, e a fotógrafa e responsável pela comunicação visual da FURG, Maria Rita Martins.

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE

Fonte: ACS