Giro na Educação - Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil

02/06/2021

A Secretaria Municipal da Educação, através do Setor de Educação Especial, em parceria com as equipes diretivas das Escolas Municipais de Educação Infantil Fatia do Sol, Soneca e Pinguinho de Gente, concretizaram a oferta do Atendimento Educacional Especializado, com o objetivo de auxiliar na aprendizagem e no desenvolvimento integral da criança que necessita desse atendimento, tendo em vista suas necessidades educacionais especiais.
Anteriormente, a Educação Infantil da rede municipal oferecia o AEE apenas na Escola Moranguinho. Atualmente o atendimento, que acontece em sala multidisciplinar, está sendo oferecido em mais três escolas: Pinguinho de Gente, Soneca e Fatia do Sol.
O público desse serviço são crianças com deficiência física, intelectual, visual, auditiva ou múltipla, crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA, alunos com altas habilidades e superdotação, e também aquelas que necessitam de atendimento precoce.
A professora Pâmela Silva, responsável pelo Setor de Educação Especial, considera a ampliação deste tipo de atendimento uma grande conquista para o município. Ela comenta: "Este trabalho é uma missão, algo que vai além de 'Ser educadora de educação especial'. Uma caminhada em busca de melhorias e soluções para nossos alunos, principalmente podendo detectar desse auxílio ainda na fase precoce da criança, para assim podermos sanar as inúmeras dificuldades de aprendizagem na base da alfabetização escolar. Para nós, quanto rede, poder ofertar esse apoio pedagógico, dinâmico, único e multidisciplinar é de suma importância para aprendizagem de nossas crianças."
A secretária da Educação, Josélia Fraga, destaca que "cada vez mais a Educação preocupa-se em ser inclusiva e a melhor forma de realizar essa ação é ter um olhar atento e sensível com as crianças nas escolas desde a Educação Infantil".

Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS