Gestantes têm orientação sobre Testes da Orelhinha e da Linguinha

26/07/2018

Aconteceu na manhã dessa quinta-feira (26/07), no Posto de Saúde Central de Santo Antônio da Patrulha, mais um encontro do grupo de gestantes do ESF Bom princípio.
A fonoaudióloga Ana Paula, falou sobre os Testes da Orelhinha e da Linguinha. A amamentação também foi abordada.

O Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal é realizado no segundo ou terceiro dia de vida. O exame é imprescindível para todos os bebês, principalmente àqueles que nascem com algum tipo de problema auditivo. Estudos indicam que um bebê que tenha um diagnóstico e intervenção fonoaudióloga até os seis meses de idade pode desenvolver linguagem muito próxima a de uma criança ouvinte.

Já o Teste da Linguinha é um exame padronizado que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa que podem comprometer as funções exercidas pela língua: sugar, engolir, mastigar e falar. Ele deve ser feito até os seis meses de idade.

Conforme a enfermeira Lair Muniz, os Testes da Orelhinha e da Linguinha são realizados pela secretaria municipal da Saúde e as mamães devem procurar o serviço.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP