Frigorífico Borrússia instalará sua maior unidade em Santo Antônio da Patrulha.

30/05/2019

Em 10 meses aproximadamente o Frigorífico Borrússia, de Osório, terá sua maior unidade iniciando as operações em Santo Antônio da Patrulha. A área de mais de 5 hectares já foi adquirida na Palmeira, onde antes funcionava o Frigorífico Boa Esperança.

Na manhã desta quinta-feira (30/05) o prefeito em exercício, José Francisco Ferreira da Luz, Zezo recebeu o proprietário da empresa, João Deloci Dias e seu filho, Petronilio Formagio, Toio, que é gerente no Frigorífico, para falar sobre o grande projeto que será implantado em Santo Antônio da Patrulha. Eles também falaram da necessidade de contar com o apoio da prefeitura para a captação de recursos, permitindo a expansão dos serviços do Frigorífico.

O secretário de Governo, Planejamento e Gestão, Ferulio José Tedesco, Ferulinho destacou a importância desta união e colocou a administração a disposição para auxiliar na busca de investimentos.

Conforme João, o projeto para o município patrulhense prevê, inicialmente o abate de 1.300 suínos por dia para a comercialização. Mas, a ideia é ampliar o tipo de beneficiamento, o que deverá aumentar o número de empregos diretos de 90 para 300.

Atualmente a organização conta com 160 funcionários diretos. Mas, indiretamente toda a cadeia envolvida na produção insumos para fabricação beneficia mais de 2 mil pessoas.

Zezo disse que a vinda da empresa para Santo Antônio da Patrulha é a melhor notícia na área da geração de emprego, renda e também de tributos para o município nos últimos dois anos. Junto ao frigorífico, toda uma cadeia acaba sendo instalada. Para atingir a meta de produção do mês, os empresários já anunciaram que necessitarão de no mínimo 140 novos fornecedores no município. “Já vimos aí novas oportunidades para os nossos produtores rurais, que poderão se qualificar e atender a esta demanda. Então, são muitas portas que se abrem para os patrulhenses”, disse
A escolha por Santo Antônio está relacionada a logística e também pelo fato de o Município já ter aderido ao SISBI - Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, que possibilita a comercialização da produção em todo o território nacional.
Os secretários das Obras, Trânsito e Segurança, André Randazzo dos Reis, da Agricultura e Meio Ambiente interino, João Batista Adam e a secretária da Cultura, Turismo e Esportes, Eliana Cunha também participaram da reunião.

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE  Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE  Gabinete do Prefeito  Gabinete do Vice-Prefeito

Fonte: ACS/PMSAP