Facebook

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha

Formação continuada da SEMED realiza terceiro encontro da Aventura STEAM

imagem-noticia

02/05/2022

Em mais uma atividade integrante do programa de formações continuadas da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), aconteceu, na última segunda (25), o terceiro encontro da Aventura STEAM. Os professores participantes receberam uma aula sobre robótica básica, tendo a oportunidade de conhecer peças e circuitos utilizados na montagem de um robô simples, bem como praticar os conhecimentos adquiridos através de experiências. 

Os encontros da Aventura STEAM são parte complementar ao Programa de Robótica Espacial, uma iniciativa da Universidade Federal de Brasília (UNB) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o apoio técnico da Agência Espacial Brasileira. Apenas 250 escolas em todo o Brasil foram comtempladas a receber o projeto, sendo duas delas as escolas municipais de ensino fundamental Nossa Senhora de Fátima e Santa Inês. São 25 vagas disponíveis para a escola selecionar os alunos mais aptos a participar do programa.

Com as formações continuadas, os professores aprendem fazendo. É neste conceito que entra o programa Aventura STEAM, projeto que visa o desenvolvimento integrado e interdisciplinar de ciências, tecnologias, artes e matemática no currículo escolar. Por meio de atividades pedagógicas, são transmitidos conhecimentos relativos à iniciação cientifica, pensamento computacional, programação e robótica, dentre outros. 

Até o final de 2022, serão 10 encontros, que envolvem a criação e programação de novos elementos, sempre trabalhando os conceitos de forma interdisciplinar. Os professores ainda são estimulados a desenvolver atividades ou projetos com os alunos, aplicando os conceitos estudados. Durante todo o processo, há o apoio pedagógico de uma equipe de especialistas da escola Maker!

Secretaria Municipal da Educação - SEMED 

Fonte: ASCOM

imagem-noticia imagem-noticia
Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha