Fomento à pesquisa

28/05/2021

A prefeitura municipal por meio do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) participou no último dia 21, juntamente com a direção do iTec/FURG - Centro de Robótica e Ciência de Dados - uma unidade de inovação tecnológica da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), credenciada junto à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), do primeiro encontro online com a direção do Campus da FURG em Santo Antônio da Patrulha.

O objetivo do evento foi apresentar de forma detalhada a proposta EMBRAPII, que conta atualmente com recursos do Ministério da Educação, Ministério de Ciência e Tecnologia e Ministério da Saúde, para fomentar a inovação na sociedade.

A professora Silvia Silva da Costa Botelho, diretora do iTEC/FURG, falou sobre o que é a EMBRAPII e os cenários muito favoráveis para que o município e região sejam beneficiados pela empresa com recursos à fundo perdido destinados à inovação.

O encontro, contou também com as presenças do diretor do Campus da FURG, Antônio Valente; do presidente do CMCTI/SAP e Diretor da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Kassiano Ramos de Fraga; do vice-diretor iTEC, professor Nelson Lopes Duarte Filho; da gerente de projeto iTEC, Gabrielle Almeida; do coordenador de projetos iTEC, Márcio Machado; e do professor Jorge Gamarra, representante da FURG no CMCTI/SAP.

Foram definidas iniciativas a curto prazo para fomentar a inovação no setor empresarial da cidade de Santo Antônio da Patrulha, em todo o Litoral Norte, na Região dos Vales, Serra e Metropolitana de Porto Alegre e estabelecidas ações para prospectar empresas com interesse na inovação a partir da aplicação de robótica e automação.

As empresas interessadas em participar de projetos com a EMBRAPII por meio da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) a partir da aplicação de robótica, ciência de dados e automação no âmbito da indústria 4.0 e suas tecnologias poderão fazer contato através do e-mail itec@furg.br.

Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE

Fonte: ACS