Festa da Banana de Santo Antônio da Patrulha promove gastronomia local

20/10/2016

Para preservar a gastronomia local, a 27ª Festa Municipal da Banana de Santo Antônio da Patrulha, que ocorre na localidade de Evaristo, interior do município, vai contar com tendas de produtos coloniais. Além de alimentos derivados da fruta, o evento também destaca produtos típicos da cidade, como a rapadura.

O cultivo predominante na região é a Banana Prata. A fruta é comercializada na região metropolitana, principalmente, para a merenda escolar, das redes municipais e estaduais. A Banana Prata tem a vantagem de ser uma das mais duráveis, podendo ser consumida até quatro dias depois de amadurecida. A banana é um alimento ideal para complementar refeições rápidas, pois é fácil de ingerir e transportar. Pura ou em diferentes preparações, a banana é saboreada por pessoas de todas as idades e das diversas classes sociais.

Para ressaltar ainda mais a importância da Festa da Banana, a comunidade desenvolveu uma receita de bolo.

Ingredientes da massa:

3 ovos, 2 xícaras de açúcar, 1 xícara de leite, ½ xícara de óleo, 2 xícaras de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento químico e 7 bananas.

Cobertura:

Em uma panela, adicione o açúcar e misture até derreter. Despeje a água quente e mexa até dissolver o açúcar. Deixe engrossar até chegar ao ponto de calda e reserve.

Como fazer:

Bata no liquidificador os ovos, o açúcar, o óleo e o leite. Acrescente a farinha de trigo aos poucos e continue batendo até obter uma massa lisa e homogênea. Adicione, por último, o fermento e bata na velocidade mínima do liquidificador. Unte uma forma média com margarina e farinha. Despeje o caramelo e as bananas cortadas no comprimento. Leve para assar em forno médio (180º C), pré-aquecido, por cerca de 30 minutos.

A 27ª Festa Municipal da Banana ocorre no próximo domingo, dia 23 de outubro. A festividade é organizada pela comunidade com o apoio da Prefeitura.

O evento inicia às 10h, com abertura oficial. Estarão presentes autoridades, escolas e agricultores homenageados. Também será realizada uma missa em louvor aos agricultores e visitantes. Ao meio dia, vai ocorrer o tradicional churrasco, seguido de um baile com os grupos, Musical Linha do Tempo e Toque do Tchê.

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE