Exército Brasileiro inicia trabalho cartográfico em Santo Antônio da Patrulha

05/09/2018

O Exército Brasileiro está em Santo Antônio da Patrulha para iniciar um trabalho cartográfico, implantado pelo governo do estado do Rio Grande do Sul. A ação faz parte do projeto de implantação da Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais (Iede).

O prefeito Daiçon Maciel da Silva recebeu o Coronel Correia na terça-feira (04/09) em seu gabinete, colocando a parceria do Município à disposição do Exército para o sucesso deste trabalho. A secretaria Geral de Governo, Planejamento e Gestão está responsável pela condução dessa parceria e chamou entidades como a Associação de Arrozeiros, Sindicato Rural e dos Trabalhadores Rurais, Emater, Polícia Civil, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros, entre outros para apoiarem a iniciativa. Conforme o secretário Ferúlio José Tedesco, os municípios não têm condições de realizar um trabalho tão complexo como esse e, o Exército é capaz, por toda a expertise que possui no assunto. Estamos muito felizes por Santo Antônio ser contemplado com esse projeto.

A meta é criar uma base cartográfica digital do Rio Grande do Sul, um diretório de dados e um portal de compartilhamento. As imagens aéreas e as demais informações cartográficas vão beneficiar os gestores públicos, as instituições de ensino e pesquisa e toda a sociedade.

O mapeamento deve começar por 70 municípios, da Região Metropolitana e arredores, incluindo aí, Santo Antônio da Patrulha.

Uma sala no Qorpo Santo será disponibilizada para servir de escritório da equipe.

O prefeito solicita a colaboração da população deste projeto, que oferecerá informações importantes aos municípios para que melhor se apliquem recursos e políticas públicas.

Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE