Ex-secretária de Saúde de Curitiba realiza formação para profissionais da Saúde

15/03/2019

A secretaria municipal da Saúde realizou nessa quinta-feira (14/03), o 1º Encontro de Educação Permanente em Saúde de 2019, com a facilitadora do CONASS - Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, Eliane Chomattas, ex-secretária da Saúde de Curitiba. Ela parabenizou os gestores patrulhenses que reconhecem e investem na formação da equipe.

O evento foi aberto pelo prefeito em exercício, José Francisco Ferreira da Luz, Zezo, que destacou a importância do aprendizado, da oportunidade de atualização para os profissionais, “pois isso irá refletir lá na ponta, no melhor atendimento ao cidadão, que é para isso que estamos aqui”.

A palestrante explicou que a Planificação é um programa do Governo do Estado, que em parceria com os municípios busca qualificar o atendimento de saúde. “Se não planejamos e organizamos nossas rotinas estamos agindo no improviso, apagando incêndios e não prestamos um bom serviço e é para isso que estamos trabalhando aqui”. Ela citou a grande mudança do panorama da saúde, em função da evolução dos tratamentos em saúde e das novas tecnologias. “Há poucos anos, uma pessoa de 50 anos era considerada velho, hoje não vemos assim. A expectativa de vida aumentou e a saúde tem tudo a ver com esta mudança, mas o conhecimento e a qualificação dos serviços deve ser constante”, disse.

A secretária da Saúde interina, Alessandra Pinto, lembrou ainda que o Município firmou um convênio com a FURG com o objetivo de reorganizar os fluxos de todos os setores. “Então são várias ações que vêm sendo desenvolvidas para que o paciente seja melhor atendido, para que a população saia satisfeita quando procura o serviço público de saúde”. Ela agradeceu aos representantes da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, que têm participado e contribuído com todo o processo da planificação.

Os encontros de planificação iniciaram em 2017 com alguns profissionais da saúde do Município. A formação de hoje marca a expansão da Planificação para todas as unidades de saúde de Santo Antônio da Patrulha.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP