Evasão escolar reduzida com programa Busca Ativa da Secretaria Municipal de Educação

05/04/2022

Iniciada em agosto de 2021, em menos de um ano, a Busca Ativa da Secretaria Municipal da Educação (SEMED) apresenta números expressivos de redução da evasão escolar. Quando o programa começou, o percentual de crianças fora da escola era de 7,8%, o equivalente a 183 estudantes. Atualmente, o índice é de 0,61%, ou seja, apenas 14 estudantes.

Retomar a aprendizagem das crianças e resgatá-las de volta à escola eram as prioridades, de acordo com a Secretária da pasta, Josélia Fraga. “O esforço dos profissionais da educação permitiu que famílias e estudantes acreditassem na escola pública municipal e, hoje, temos esse resultado. Nenhuma criança matriculada fora da escola na Educação Infantil e um percentual pequeno no Ensino Fundamental, que iremos perseguir até que todos estejam na escola”, enfatizou.

O sucesso da Busca Ativa é resultado da reestruturação da Rede de Apoio à Escola (RAE) e o apoio da Rede Intersetorial, que conta com a participação de representantes de SEMED, Conselho Tutelar, Ministério Público, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), representantes das escolas municipais e estaduais, Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), Conselho Municipal da Educação, Secretaria Municipal da Saúde e Departamento de Habitação da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED