Estudantes verificam qualidade da água em Oficina de Educação Ambiental

21/11/2017

Neste mês de novembro, os alunos do programa de Educação Ambiental da prefeitura de Santo Antônio da Patrulha participaram de mais uma saída a campo. Desta vez, eles foram verificar a qualidade das águas do “Arroio sem Nome”, na localidade do Monjolo, através da coleta dos macroinvertebrados bentônicos. Eles participaram da oficina ministrada pela Educadora Ambiental, Márcia Santos, que coordena o programa desenvolvido pela secretaria municipal da Agricultura e Meio Ambiente.

Esta atividade faz parte do projeto de pesquisa intitulado “Pequenos que fazem a diferença” das alunas Andriele Silva, Vitória Silva e Kamille Santos, da turma do 6º ano, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Felisberto Luiz de Oliveira. A pesquisa foi apresentada na 21ª Feira do Conhecimento da Escola, na última terça-feira (14/11).

Após a coleta e a tabulação das espécies, as alunas constataram que a qualidade das águas do manancial é boa, podendo apresentar alguma poluição orgânica.  Os resultados e conclusões desta vivência do método de análise das águas dos arroios foram apresentados à comunidade pelas alunas. Elas explicaram que macroinvertebrados bentônicos são organismos sensíveis à poluição ou degradação dos ecossistemas aquáticos, insetos aquáticos, e por serem sensíveis são utilizados como bioindicadores para avaliar a qualidade de água.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS-PREFASAP