Estudantes fazem navegação pelo Rio Gravataí

08/10/2018

Alunos de escolas de Santo Antônio da Patrulha estão vivendo uma experiência diferente, em prol do meio ambiente. No dia 01 de outubro aconteceu a primeira navegação das escolas do município, no barco-escola do Projeto Rio Limpo, da Associação de Preservação da Natureza Vale do Gravataí (APNVG).

Nesta segunda-feira (08/10) mais uma navegação está sendo realizada, para os alunos da E.M.E.F. Antônio Laureano da Cunha Filho e E.E.E.F. Arroio do Carvalho.

O município patrulhense foi contemplado por participar do projeto Rio Limpo, que contou com a doação de passeios pela ONG Sociedade Orqudófila. Os passeios são organizados pela secretaria municipal da Agricultura e Meio Ambiente.

Durante o percurso os alunos e responsáveis da E.M.E.F. Manoel Machado dos Santos e E.M.E.F. Nercy Rosa, puderam verificar a atual situação do Rio Gravataí, assim como a fauna e a flora da região, através de uma observação direcionada do presidente da APNVG, Sergio Cardoso.

O Projeto Rio Limpo (Fase 1) iniciou suas ações em nosso município em 2014, com atividades em várias escolas de educação infantil e de ensino fundamental (municipal e estadual). Agora o projeto Rio Limpo, encontra-se na Fase 2, onde as escolas irão participar de uma viagem técnica pelo Rio Gravataí, para observar in loco o que foi estudado por eles na teoria.

Esta atividade faz parte da Semana Interamericana da Água, organizada pelo Programa Municipal de Educação Ambiental da Secretaria Municipal da Agricultura e meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, o Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico e a

Associação de Preservação da Natureza Vale do Gravataí/Projeto Rio Limpo.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM

Fonte: ACS-PREFASAP