Escola municipal lançará livro escrito por alunos

12/11/2019

Os 58 alunos dos 6º e 7º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Laureano da Cunha Filho, de Santo Antônio da Patrulha irão lançar o livro “Laureano conta histórias” que traz três histórias escritas em conjunto por eles. A obra faz parte do projeto “Eu sou o personagem” desenvolvido pelos professores com 200 estudantes das turmas a partir do 5º ano.

A professora orientadora, Franciele Krumenauer, explica que a proposta inicial era de que os discentes se organizassem para arrecadar fundos e comprar livros de escolha das crianças. O dinheiro foi arrecadado através de um barzinho feito pelos alunos que funcionou de abril até agosto deste ano. “Fizemos um cronograma e cada grupo foi responsável por levar os alimentos em uma das vezes, os pais também ajudaram muito. Com a venda arrecadamos R$ 2.700,00 e compramos 154 livros” contou.

As obras chegaram e começaram a ser liberadas para empréstimo em outubro. Então, eles tiveram a experiência da leitura compartilhada, onde que cada aluno leu um capítulo de um livro, tendo que contá-lo em sequência. Logo após, passaram a produzir suas próprias histórias, “As aventuras de Guilherme e Aurora”, “A busca de Gabriel e Heloísa” e “O tempo está acabando”, também de forma conjunta. As turmas levaram cerca de três meses para escrevê-las, digitá-las e ilustrá-las.

A secretária da Educação, Dalva Maria Provenzi de Carli elogiou o projeto “Eu sou o personagem” que buscou não só instigar a leitura, mas tornar o aluno protagonista nesse processo, isso faz com que eles se interessem e aprendam muito mais. Nos orgulha ver a capacidade das escolas públicas” destacou.

Serão lançados 100 exemplares do livro. Para arrecadar o dinheiro para impressão, os alunos já voltaram a realizar o barzinho. O “Laureano conta histórias” será comercializado na festa da família, que é realizada no final do ano, quando também terá uma sessão de autógrafos. O valor recebido pela venda será distribuído entre os escritores.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS-PREFASAP