Escola de Governo promove curso para elaboração do PPA – 2018/2021

04/04/2017

Dando continuidade à formação do servidor público, com o objetivo de melhor atender o cidadão, funcionários da prefeitura de Santo Antônio da Patrulha participaram do curso para elaboração da PPA 2018/2021. A iniciativa foi da Secretaria Geral de Governo, Planejamento e Gestão, através da Escola de Governo da Administração Municipal.

O curso ministrado pela professora Adriana Fantinel Richato, do Instituto Gama (Igam) abordou detalhadamente como o Município pode efetuar o seu Plano Plurianual, que trata-se de um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.

De acordo com Adriana o Programa de Governo da Administração deve ser o norte para a elaboração do PPA, pois trata-se de um instrumento de organização da atuação governamental, que articula um conjunto de ações que concorrem para um objetivo comum preestabelecido. Ela parabenizou a Administração Municipal de Santo Antônio da Patrulha, por em três meses de governo pensar nessa capacitação. “Isso é planejar, é buscar fazer melhor”. Ela disse que é comum ver Municípios que simplesmente copiam o PPA de um exercício para o outro, o que é absurdo, pois a realidade e as necessidades mudam e é preciso se adequar, segundo a professora.

O secretário Geral de Governo Ferúlio José Tedesco disse que o curso tem justamente esse objetivo, preparar os funcionários para elaborar um plano de acordo com nossa realidade, buscando nossos objetivos que estão traçados no Plano de Governo.

Secretaria Municipal da Administração e Finanças - SEMAF

Fonte: ACS-PMSAP