Escola Municipal cria Projeto “De mãos e patas dadas pelos animais”

22/07/2020

Alunos são instigados a participar de causas solidárias

A causa animal, agora, faz parte do currículo da Escola Antônio Laureano da Cunha Filho. O projeto “De mãos e patas dadas pelos animais de SAP”, realizado de 13 a 17 de julho, busca a conscientização e educação sobre maus-tratos, abandono animal, empatia e a adoção consciente. A iniciativa dos professores Franciele Krumenauer de Língua Portuguesa e Espanhola, Tiziane Molina de Ciências e Rogério Caldieraro de Geografia, conta com a parceria com a Vigilância em Saúde, através da coordenadora do Projeto Patrulha Animal de SAP, Médica Veterinária Endiana Portal.

O projeto contribui para o desenvolvimento da empatia e a solidariedade, através do reconhecimento da situação dos animais em vulnerabilidade no município de Santo Antônio da Patrulha. Os alunos das turmas dos Anos Finais da Escola, por meio de atividades realizadas de forma remota, refletiram sobre a temática. A interação com as questões acerca da castração, adoção responsável e necessidades das ONGS protetoras de animais, fortaleceram a capacidade de criticidade dos alunos sobre as ações e consequências em sociedade.

Dentre as atividades realizadas estão, a produção de fotos e histórias de interação com seus animais de estimação, realização de perguntas à Veterinária Endiana Portal e produção de vídeos e montagens de forma a promover uma campanha de adoção dos animais do canil municipal. As fotos utilizadas nas produções dos alunos são de autoria do Fotógrafo Tiago Vargas.

A secretária da Educação, Dalva Maria Provenzi de Carli, destaca que esta parceria é fundamental para dar maior alcance ao programa. “o qual rendeu ótimos resultados. A educação é a base do conhecimento e trabalhamos sob diversas perspectivas para tornar nossos alunos cidadãos cada vez mais plenos e conscientes. Os cuidados com todos os seres vivos são importantes, além de estarem previstos pela Base Nacional Comum Curricular”, disse a secretária. Ela agradeceu a Médica Veterinária Endiana Portal, que colaborou muito para a realização das atividades e esclarecendo as dúvidas dos alunos.

De acordo com a Veterinária Endiana Portal, coordenadora do Projeto Patrulha Animal, é indispensável que as crianças saibam o que significa adotar um animal, “há muitas responsabilidades básicas assumidas ao decidirem levar um bichinho para casa e instigar este princípio desde a escola contribui para que no futuro tenhamos menos animais abandonados pelas ruas”.

Mais informações sobre o Programa Municipal de Bem Estar Animal – Patrulha Animal pelo telefone: 3662.1639, Ramal 22.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED  Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP