Escola Municipal Santa Inês é uma das vencedoras do Prêmio MPT na Escola

11/10/2019

37 municípios participaram do projeto que visa conscientizar sobre o trabalho infantil

A escola Municipal Sana Inês, de Santo Antônio da Patrulha foi uma das vencedoras do Prêmio MPT na escola, promovido pelo Ministério Público do Trabalho. A solenidade de entrega da premiação aconteceu nesta quinta-feira (10/10), no auditório do Ministério Público Estadual, em Porto Alegre.

As alunas Alice Rosa da Silva e Cristiane Pereira da Silva, do 5º ano conquistaram o terceiro lugar na categoria Poesia e não esconderam a alegria de se destacarem em um concurso tão importante.

Conforme a diretora da escola Maria Regina Ferreira, “este é um momento único na vida das meninas, que certamente elas nunca vão esquecer, além de ser um motivo de muito orgulho para nossa escola e nossa cidade”, disse.

O prefeito Daiçon Maciel da Silva acompanhou a solenidade e disse que este resultado representa que nossas escolas estão preocupadas e trabalhando questões tão importantes como essa. Ele parabenizou a escola vencedora, as alunas e professoras, mas também lembrou os belíssimos trabalhos apresentados na etapa municipal, que também estavam concorrendo, e que também podem se considerar vencedores.

Também participaram da solenidade a diretora pedagógica da Secretaria da Educação, Isabel Cristina Oliveira, que coordenou o projeto no município, a vice-diretora Sandra Helena e a professora Barbara Barcellos, que orientou as alunas durante o trabalho.

Neste ano, alunos de 4º e 5º anos fizeram trabalhos sobre trabalho infantil, e alunos de 6º e 7º anos, sobre profissionalização do adolescente. Os trabalhos inscritos são resultado de atividades em sala de aula sobre os temas, com material de apoio fornecido pelo Ministério Público do Trabalho.

As escolas receberam os prêmios: R$ 1500 para o primeiro lugar, R$ 1000 para o segundo, e R$ 500 para o terceiro.

Confira a poesia de Alice e Cristiane:

Os direitos da criança

Criança, uma estrela

Que brilha no céu da vida.

És um poema, uma melodia

Vive com felicidade e alegria

Mas existem crianças

Que, infelizmente,

Sofrem com as andanças da vida,

Encarecidamente.

Criança não pode ter as mãos sujas do trabalho,

E, sim, sujas de poder brincar com tinta têmpera.

Sua pele, um diamante

De tão delicada

A luz do sol ardente queima

Deixando-a descascada.