Epilepsia em debate na sociedade

15/03/2019

Palestra foi promovida pela prefeitura em parceria com o MP de Rondônia

A secretaria da Saúde de Santo Antônio da Patrulha promoveu nesta quinta-feira, na Câmara de Vereadores, a palestra “Epilepsia em Debate na Sociedade”. Além de profissionais da saúde, especialmente agentes comunitários que desenvolvem um trabalho de prevenção e orientação, pessoas da comunidade também participaram do evento.

Ministrada pelo Procurador de Justiça, Dr. Edmilson José de Matos Fonseca, Fundador da Associação Rondoniense de Epilepsia - ARE em Rondônia e Coordenador do Projeto Epilepsia em Debate na Sociedade do Ministério Público de Rondônia, a palestra tem entre os objetivos principais esclarecer e diminuir o preconceito que existe em torno do tema.

O projeto desenvolvido pelo Ministério Público de Rondônia, desde 2010, foi ampliado para o território brasileiro, buscando abrangência social ampla para o atendimento das pessoas com epilepsia e seus familiares.

A epilepsia é uma doença em que há perturbação da atividade das células nervosas no cérebro, causando convulsões. A epilepsia pode ocorrer como resultado de um distúrbio genético ou de uma lesão cerebral adquirida, como traumatismo ou acidente vascular cerebral.

De acordo com o Dr. Edmilson, falar sobre o assunto e orientar a comunidade é muito importante, pois 98% das causas da epilepsia são adquiriras. Ele citou traumas na cabeça, tumor cerebral, meningites e encefalites virais, lesões gestacionais e o alojamento de vermes (a partir da carne ingestão de carne de porco ou de verduras mal lavadas), como possíveis causas de epilepsia.

Entre outros assuntos o palestrante também falou sobre socorro em caso de crise, tipos de crises epilépticas, tratamentos da epilepsia entre outros.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA