Empresários patrulhenses conhecem Plano Funcional da RS 030

16/01/2019

O Plano Funcional que sugere mudanças no perímetro urbano da RS030 foi reapresentado aos empresários locais, a pedido da Associação Comercial. A reunião aconteceu na Prefeitura, na noite desta terça-feira, dia 15. O Plano, já havia sido apresentado à sociedade patrulhense no dia 26 de dezembro, juntamente com a formação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico Social, o Conselhão, quando foi formado um grupo temático para estudar o tema.

A arquiteta Natália Costa, da Secretaria Geral de Governo, Planejamento e Gestão apresentou o Plano Funcional com imagens do projeto de revitalização da rodovia, no perímetro de aproximadamente 7 km. Ciclovia, sinaleiras e faixas elevadas estão contempladas no projeto, que percorre todo o trecho urbano na qual a rodovia passa no município.

A reunião contou com a presença do Engenheiro Civil Fernando Medeiros, responsável pela Superintendência de Faixa de Domínio do Daer; dos promotores públicos Dr. Camilo Santana  e Dra. Graziela Veleda; o presidente da ACISAP, Paulo Machado; o prefeito Daiçon Maciel da Silva; o secretário geral de Governo, Planejamento e Gestão, Ferulio José Tedesco e o Secretário das Obras, Trânsito e Segurança André Randazzo dos Reis (Deco); além de empresários locais.

Daiçon abriu a reunião falando que o primeiro passo para a melhoria da RS030 já foi dado, quando foi aberta a discussão através do Conselhão e que neste momento, com a presença do engenheiro Fernando, seriam esclarecidos mais detalhes. O engenheiro, por sua vez, explicou aos membros da ACISAP que a instituição tem um papel importante no ordenamento urbano em torno da rodovia. Os empresários e comerciantes manifestaram suas primeiras impressões e sugestões.

O Secretário Ferulinho, disse que o plano de trabalho é resultado de inúmeras reuniões que vem acontecendo desde fevereiro de 2017, com sua equipe, o DAER e posteriormente com a participação efetiva do Ministério Público. Ferulinho sugeriu adequar uma quadra que fica na extensão da rodovia, baseada no novo projeto, para servir de modelo as demais.

Os representantes do Ministério Público explicaram que a melhoria deve ser para todos, tanto para a população, quanto para os comerciantes, pois o objetivo é melhorar a segurança, embelezamento e mobilidade veicular e também para os pedestres. “Estamos abraçando a causa do bem estar da cidade”, disse a promotora Graziela.

O projeto será realizado por etapas, devido ao valor do investimento, mas o Plano deverá ficar pronto e ser aprovado, para no caso de futuras construções a se estabelecer ao entorno da rodovia, já fiquem adequadas ao novo modelo. A próxima reunião ficou agendada para o dia 12 de fevereiro, às 19 horas, na ACISAP, com o objetivo de contar com um maior número de empresários que possuem comércio no entorno da rodovia, com o objetivo de finalizar e aprovar o Plano Funcional.

Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE

Fonte: ACS-PREFASAP