E.M.E.I. Menino Deus realiza a 1ª Mostra Literária com apresentações dos alunos

02/09/2021

Na última terça-feira (31) ocorreu na Escola Municipal de Educação Infantil Menino Deus a 1ª Mostra Literária, recheada de alegria, encantos e trabalhos riquíssimos.
Esse evento aconteceu por iniciativa da Incentivadora de Leitura professora Renara Bica, que propôs para as turmas a exposição das atividades e pesquisas feitas a partir de histórias desenvolvidas em sala de aula.
A ideia da Mostra Literária é apresentar as descobertas dos pequenos diante da leitura, propiciando a troca experiências e vivências que acontecem durante o dia a dia de alunos e professoras.
Como conta a Incentivadora de Leitura, professora Renara, “O mundo do livro é um lugar onde tudo é possível. Posso ter unicórnios de estimação ou descobrir por que a chuva vem do céu. Somos um grupo tão maravilhoso, formado por crianças curiosas e professoras tão criativas, que a Mostra Literária vem para que essas experiências sejam vibradas, mostradas e enaltecidas. Agradeço à Escola que me permite brincar apoiando minhas ideias, assim como, minhas incríveis colegas que embarcam nas minhas brincadeiras encarando os desafios com muita sabedoria e maestria. Esta ação vem ao encontro do que acreditamos: imaginação e liberdade. É com estas explorações que conquistamos nossas aprendizagens. A leitura e o mundo do faz de conta faz parte da rotina da criança e está presente em todos os cantos em uma Escola de Educação Infantil, logo, evidenciar isso é muito importante”.
Foram quatro apresentações:
- Maternal I – trouxe “Batidas de Okán”, de Rosane Castro, com muita música, cor e alegria;
- Maternal II – explorou “Folclorices de Brincar”, de Mércia Maria Leitão e Neide Duarte e “A Menina Que Não Gostava de Chuva”, de Alessandra Montani com enredos repletos de vivências e aventuras inéditas;
- Pré-Escola Nível I – trouxe “Umas Formigas”, de Rosane Castro e um mundo desconhecido cheio de possibilidades;
- Pré-Escola Nível II – com muita gostosura, emoções e aprendizagens apresentou o “Chá das Maravilhas”, de Léia Cassol.
A E.M.E.I. Menino Deus agradeceu a presença da coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação, Angelita Borges Cardoso, que “apoia, representa, acolhe e encoraja as professoras do Projeto Incentivadores de Leitura”. Também estiveram presentes Silvani Ramos e Milena Messagi, coordenadoras pedagógicas do Ensino Fundamental, que representaram a SEMED.
A Mostra Literária foi mágica, encantadora e deixa o gostinho de quero mais.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS