Diretoria do Grupo CCR visita prefeito de Santo Antônio da Patrulha

29/01/2019

No dia 25 de janeiro, representantes do Grupo CCR estiveram no gabinete para fazer uma breve apresentação da concessionária ao prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva. O grupo irá assumir as praças de pedágio da Free Way e de outras rodovias da região.

O Grupo CCR, maior concessionária rodoviária do país, assumiu neste mês a concessão da BR's 101 / 290 (Free Way) / 386 / 448, conhecida como Rodovia de Integração do Sul (RIS).  O Diretor Executivo da CCR na região, engenheiro Roberto Calixto e a Assessora de Comunicação Social e Relações Institucionais, Simone Suzzin, apresentaram ao prefeito Daiçon Maciel da Silva um breve histórico da empresa, bem como os planos para o futuro no estado do Rio Grande do Sul.

No total a CCR abrangerá 32 municípios gaúchos e 473,5 quilômetros de estradas, a concessão exige investimento de R$ 7,8 bilhões em obras e R$ 5,6 bilhões em manutenção e operação.

Empregos:

A diretoria da empresa é formada por cinco pessoas e segundo Calixto, os demais servidores contratados serão da região. “Serão em torno de dois mil empregos diretos e quatro mil indiretos”, afirmou o diretor executivo.

A população patrulhense foi contemplada com 14% do total de empregos oferecidos pela empresa. O SINE do município realizou processo para contratação de 08 vagas para auxiliar de monitoramento, 08 vagas para atendente de telemarketing e 30 para arrecadadores de pedágio.

Repasses:

O Grupo CCR estima um retorno de Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) para os municípios, não só dos pagamentos do pedágio, mas também das obras e serviços contratados (terceirizações) para ações de manutenção.

A partir de 15 de fevereiro, o pedágio entrará em funcionamento. O valor da cobrança do pedágio em Santo Antônio da Patrulha será de R$ 8,80, no sentido POA para Litoral e a praça do pedágio de Gravataí terá o valor de R$ 4,40 para cada lado.

Melhorias:

Na Free Way, a concessionária começa a disponibilizar aos usuários os serviços de resgate com ambulância, UTIs, guinchos leves e pesados, equipes e veículos de inspeção, caminhões pipa, canal 0800 e site. Também ser realizada a recuperação inicial de pavimento, de sinalização e os serviços de conservação.

O município também se beneficiará com outras obras, como uma nova passagem inferior e uma remodelação na intersecção (trevo), às margens da Free Way. Além disso, a empresa também tem como meta, promover editais para colaborar com Projetos Culturais locais.

Para meados do próximo ano, a empresa planeja o deslocamento do pedágio de Gravataí para o km 60 (divisa de Gravataí e Glorinha), bem como a cobrança bidirecional no posto de pedágio de Santo Antônio da Patrulha.

Avaliação:

O prefeito Daiçon avaliou como muito positiva a vinda da empresa, pois trará mais segurança aos transeuntes, além de mais empregos e arrecadação para o município.

Também participaram da reunião o Secretário Interino de Administração e Finanças, Sérgio Nunes, Secretário Geral de Governo, Planejamento e Gestão, Ferulio José Tedesco, o Secretário das Obras, Trânsito e Segurança André Randazzo dos Reis.

Secretaria Municipal da Administração e Finanças - SEMAF  Secretaria Municipal das Obras, Trânsito e Segurança - SEMOT  Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE  Gabinete do Prefeito

Fonte: ACS-PREFASAP