Dia da Saúde de SAP acontece em 24 de abril

12/04/2018

Doação de Sangue, testes rápidos, yoga e muitos outros serviços e atrações irão fazer parte do “1º Dia da Saúde”. O evento acontece na Praça da Boa Viagem, na terça-feira, dia 24 de abril.

Toda população está convidada a participar e usufruir dos serviços. A unidade móvel contará com médico e dentista, além do escovódromo (espaço dedicado para ensinar as crianças a escovarem seus dentes). Também serão realizadas avaliações de peso e altura com nutricionista, atendimento de fisioterapia, prevenção da saúde das mulheres e da dengue. A tarde acontece uma aula da turma de yoga. Para as crianças, também estarão disponíveis diversos brinquedos.

A secretária municipal da Saúde, Magda Bartikoski disse que o Dia da Saúde também tem como objetivo movimentar e conscientizar sobre a doação de sangue que ocorre no mesmo local, com a Unidade Móvel do Hemocentro.

A servidora da secretaria da Saúde, Claudia Luiz dos Santos, que coordena a campanha de doação de sangue destaca os requisitos básicos para doar:

• Estar em boas condições de saúde;

• Ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50 kg;

• Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24h);

• Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4h que antecedem a doação);

• Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional.

Quem não pode doar

• Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade;

• Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;

• Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e doença de Chagas.

Ela lembra que a campanha conta com o apoio da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha – ACISAP, da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, Lions Club Internacional de Santo Antônio da Patrulha e da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal da Saúde – SEMSA.

A coleta das doações será realizada no dia 24 de abril de 2018, das 9 às 12 horas e das 13h 30min às 16 horas. Os interessados deverão preencher, além dos requisitos básicos, um questionário em plataforma online, disponível em , ou via formulário físico diretamente no local. O objetivo é de fazer uma pré-triagem para doação de sangue.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP