Campanha de Vacinação contra a Polio e Sarampo encerra nesta sexta-feira

20/08/2018

A campanha de vacinação contra a Poliomielite e Sarampo encerra nesta sexta-feira dia 31 de agosto. O secretário de Saúde, Joy Silva diz que a meta ainda não foi atingida e que os pais devem levar seus filhos para serem imunizados. As vacinas podem ser feitas nas salas de vacinas nas Estratégias de Saúde da Família da Várzea, Menino Deus, Agasa e Miraguaia, das 8h às 12h e das 13h às 16h45min. No posto de Saúde Central, a vacina também está disponível em horário estendido nas quartas-feiras do mês de agosto (29), encerrando o expediente às 19h.

Crianças entre 1 e 4 anos, 11 meses e 29 dias podem ser levadas ao posto de saúde para receber vacina, independente se já foram imunizadas ou não, com exceção para quem tomou a vacina mais recentemente, nos últimos 30 dias.

A campanha tem por objetivos: Vacinar quem nunca tomou a vacina; Completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas; Dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção).

Conforme explica a enfermeira Camila Moraes, essas vacinas fazem parte da rotina do calendário de vacinação e a campanha está sendo realizada pelo Ministério da Saúde para intensificar a imunização, já que, em alguns estados, o índice de vacinação está abaixo do estimado. Ela diz que a partir de setembro, adultos também podem se vacinar contra o sarampo e outras doenças, tais como Hepatite, Febre Amarela, entre outras. Por isso, segundo ela, é necessário levar a carteira de vacinação ao procurar a imunização.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP