Departamento de Meio Ambiente divulga números da coleta seletiva no município

23/06/2021

Desde agosto de 2020 o perímetro urbano de Santo Antônio da Patrulha conta com a coleta seletiva, o que possibilita dar o destino correto aos resíduos produzidos pela população.
A partir de agora, divulgaremos mensalmente a quantidade em quilos dos materiais recicláveis recolhidos pelo sistema de coleta seletiva em nosso município, divididos em plástico, papel/papelão, vidro e metal.
A coleta seletiva é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para muitas pessoas, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente, uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Dessa maneira possibilitamos o maior aproveitamento do resíduo, que antes era descartado e em acúmulo causava sérios problemas ambientais.
Para que essa iniciativa funcione, é preciso que todos se conscientizem e façam a separação correta do seu lixo residencial. O caminhão recolhe somente o lixo seco, por isso é importante que você não misture recicláveis com orgânicos (sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes, pó de café, etc).
Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos/sacolas separados. Passe água nas embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas, frascos de vidro e plástico.
Adotar pequenas atitudes na rotina e preparar a casa para separar corretamente o lixo é uma das melhores maneiras de ajudar na preservação do meio ambiente!
Faça a sua parte!

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM