Daiçon em Brasília

16/05/2017

Desde a última segunda-feira (15/05), o prefeito de Santo Antônio da Patrulha Daiçon Maciel da Silva está em Brasília, onde participa da XX Marcha em Defesa dos Municípios. Esta edição é a mais prestigiada dos últimos tempos, com mais de seis mil inscritos, além da presença maciça de deputados federais e estaduais.

A abertura oficial aconteceu na manhã desta terça-feira (16/05), com a presença do Presidente da República, Michel Temer, presidente da Câmara, Rodrigo Maia, presidente em exercício do Senado Federal, senador Cassio da Cunha Lima e 20 ministros de Estado, dentre eles Eliseu Padilha, Osmar Terra, Meireles e Mendonça Filho.

Na ocasião, Temer assinou uma medida provisória que prevê o parcelamento da dívida previdenciária dos municípios.   A medida prevê o parcelamento dos débitos dos municípios em até 200 meses, a redução de 25% dos encargos, 25% da multa e 80% dos juros incidentes.

Em um discurso bastante aplaudido o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), promotora do evento, Paulo Ziulkoski, relembrou as dificuldades enfrentadas pelas prefeituras e destacou o papel do governo federal na melhoria de condições para os Entes locais. Ele diz que o ano de 2017 está marcado pelas reformas Previdenciária, Trabalhista, Tributária, entre outras. “Atenção redobrada deverá ser acompanhada de ações por todos nós, municipalistas, a fim de que este ano também seja de conquistas para o nosso movimento”, disse. Também é foco da Marcha o “encontro de contas” entre governo federal e Municípios, a redução do custeio das máquinas públicas e os recursos financeiros condizentes com as competências estabelecidas pelo pacto federativo.

No seu primeiro dia em Brasília, Daiçon aproveitou para visitar ministérios, entregar demandas e conversar sobre pleitos patrulhenses. Em audiência com o Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, deputado federal Osmar Terra, o prefeito discutiu as políticas sociais daquele Ministério, como a inserção do Programa "Criança Feliz"em Santo Antônio da Patrulha.

Daiçon disse que devido à boa relação que tem com o Ministro, solicitou sua interferência para que uma reunião seja agendada com o Ministro da Educação, Mendonça Filho, onde serão tratados projetos relacionados ao Campus FURG/SAP,  especialmente no que se refere a ampliação de cursos e investimentos no ensino superior público em nossa cidade.

O prefeito patrulhense também esteve nos gabinetes dos deputados federais Alceu Moreira e Jones Martins, onde entregou ofícios de encaminhamento dos projetos do município cadastrados no SICONVI, junto aos diversos Ministérios do Governo Federal, para ciência, acompanhamento e busca da aprovação.

Gabinete do Prefeito

Fonte: ACS-PMSAP