Facebook

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha

Curso de comunicação social para escolas municipais é concluído com belíssimos trabalhos

imagem-noticia

01/12/2017

Encerrou nesta quinta-feira (30/11), o curso de “Assessoria de Comunicação Social para Escolas” municipais de Santo Antônio da Patrulha. O projeto, voltado para adolescentes, é resultado de uma parceria entre a prefeitura, através da secretaria municipal da Educação e assessoria de comunicação social, e o Polo Universitário Santo Antônio da Patrulha.

A formação consistiu em passar aos alunos noções básicas de comunicação social para que as escolas divulguem suas atividades junto à comunidade. Alunos e professores do 7º e 8º  ano do Ensino Fundamental de cinco escolas públicas municipais tiveram encontros presenciais e o acompanhamento à distância. O conteúdo do curso compreendeu Escrita, Redação Jornalística, Rádio, Eventos e Redes Sociais.

No dia de conclusão do curso, os alunos estavam ansiosos para apresentar seus trabalhos para os professores que ministraram as aulas e para convidados. Durante a formação, temas foram sorteados e eles tiveram que preparar campanhas de divulgação dos mesmos. Os trabalhos deveriam conter uma reportagem escrita, uma peça para o rádio e uma para as redes sociais. Os temas abordados foram: Violência na escola, lixo, gravidez na adolescência, drogas e homofobia. Além de pesquisar, entrevistar especialistas ou pessoas que sofrem com os problemas abordados, os alunos apresentaram suas produções nas escolas em que estudam, envolvendo todo o ambiente escolar com o tema trabalhado no curso.

Os três melhores trabalhos foram premiados. A EMEF Nercy Rosa levou o prêmio de Melhor Reportagem, com o tema homofobia. A EMEF Santa Inês teve a melhor produção de rádio, com o tema gravidez na adolescência e a EMEF Madre Tereza, teve a melhor estratégia digital, com o tema violência na escola. Também participaram do curso e apresentaram ótimos trabalhos as escolas municipais de ensino fundamental José Inácio Machado Ramos e Nossa Senhora de Fátima.

De acordo com a chefe da assessoria de comunicação social da prefeitura, Viviani Silveira, “foi muito difícil escolher os melhores, pois todos estavam muito bons. De qualquer forma, todos os trabalhos serão reconhecidos, pois as peças serão aproveitas na programação da rádio local e também no site e fanpage da Administração Municipal.” Ela reforçou a importância das professoras que acompanharam os alunos neste projeto, e agradeceu-as pelo empenho.

A jornalista Erika Hanssen, que ministrou a aula sobre redação jornalística, disse ter ficado emocionada com a capacidade dos estudantes, de trabalhar com a comunicação temas tão polêmicos.

O jornalista Armando Burd, um dos professores do curso, falou que ficou feliz e gratificado com os resultados que pode presenciar naquela tarde. “O trabalho de vocês foi magnífico, teve criatividade, profundidade. Uma semente foi plantada, que tenho certeza que vocês vão desenvolver para o aperfeiçoamento próprio e para o aperfeiçoamento da cidade.”

O prefeito Daiçon Maciel da Silva cumprimentou alunos e professores pelo trabalho e agradeceu aos palestrantes do curso, que ministraram as aulas gratuitamente, foram eles: Armando Burd, Erika Hanssen, Márnei Consul, Franciele Krumenauer, Hermógenes Silveira, Dhani Pitta, Kazumi Orita Filho e Larissa Missel Braga. Agradeceu também ao Polo Universitário SAP, na pessoa da sua coordenadora, Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente e a secretaria municipal da Educação, através da secretária Dalva Provenzi de Carli e da servidora Rosália Wick de Barcelos.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED  Gabinete do Prefeito 

Fonte: ACS-PREFASAP

imagem-noticia imagem-noticia imagem-noticia
Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha