Cultura patrulhense está representada no edital Criação e Formação - Diversidade das Culturas

18/06/2021

Nesta semana o secretário Municipal da Cultura, Turismo e Esportes, Cristiano Quevedo, participou de uma reunião na cidade de Osório, na Escola de Música Rima, com a comitiva do edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas da Fundação Marcopolo, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc. Estavam presentes a secretária adjunta de Estado da Cultura, Gabriella Meindrad, o coordenador do Edital, Luciano Balen, o coordenador dos responsáveis técnicos, Rafael de Boni, e os responsáveis técnicos Daniel Vargas, Chiquinho Divilas e Yimi Walter.
Na ocasião, em que também participaram os produtores culturais com projetos contemplados no edital, foi discutida a importância de dar continuidade a esses projetos e de seguir fortalecendo os produtores e fazedores de cultura locais. A atividade serviu para o intercâmbio de conhecimentos entre os agentes culturais ali presentes, buscando uma maior aproximação entre os diversos setores da cultura do Rio Grande do Sul, principalmente da região litorânea.
Aqui em nossa cidade, o projeto aprovado no edital da Fundação Marcopolo foi o De Todos os Cantos, do produtor cultural Odilon Ramos, que “aproveita a rara oportunidade para vasculhar a cultura guardada em cantos e recantos da região de Santo Antônio da Patrulha. O nome do projeto explora propositadamente os diferentes sentidos da palavra CANTO. Ele visita e contempla diferentes cantos (lugares) e busca seus cantos (cantigas), para desta busca desenhar um “retrato cantado” da nossa terra e sua gente.”, como diz a apresentação do programa.
São seis lives no YouTube e Facebook do Odilon Ramos, sendo elas Cantares e Cantores da Terra, O Giro da Moenda, Heranças Folclóricas, Ternos Eternos, Ecos da Negritude e Presença Polonesa. Até agora, metade do projeto já foi executado. Os vídeos estão disponíveis em www.facebook.com/odilonramospoeta.
Odilon comenta que “percebeu-se a possibilidade de o produtor realizar projetos que de outra forma não teria recursos e, com isso, prestar importante contribuição para o setor cultural da sua região e para o universo cultural como um todo."
Acredite na cultura!

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE