Cuidando de quem cuida!

03/12/2021

Desde que a pandemia iniciou, os profissionais da Saúde têm se doado como nunca, para atender a população que recorre às estruturas públicas para obter atendimento.

A rotina exaustiva, muitas vezes, impede que os profissionais olhem para sua própria condição de saúde no que se refere ao estado emocional, postura física, alimentação, etc.

Preocupado com essa situação e juntamente com sua equipe, o secretário Toninho Selistre criou o “Cuidando de quem cuida”. Trata-se de um projeto cuja dinâmica é muito simples e prevê a intervenção dos colegas de áreas específicas e de possível atendimento coletivo, no dia a dia dos demais.

O projeto iniciou com ginástica laboral, como piloto. A fisioterapeuta Rossana Meregali, visita os diferentes setores da Secretaria e instrui os colegas em uma série de exercícios físicos ali mesmo no ambiente e no horário de trabalho. O objetivo desta atividade é o de melhorar a saúde e evitar lesões por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais.

Outras especialidades serão, gradativamente, inseridas na rotina dos profissionais da Saúde com a finalidade de promover melhores condições de trabalho para os servidores.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS