Criadores de equinos recebem assistência técnica

11/08/2015

A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Santo Antônio da Patrulha, através de convênio com o Sindicato Rural, está realizando a coleta de exames de mormo e anemia equina na localidade de Cancela Preta. Materiais de mais de 200 cavalos já foram coletados no município.

As coletas iniciaram na semana passada, dia 4, colhendo materiais nas localidades de Vila Palmeira, Chicolomã e Bom Princípio. Nos próximos dias Miraguaia, Catanduvinha e Esquina dos Morros serão visitadas pela equipe que está recolhendo o material necessário dos animais.

Recentemente, a Prefeitura Municipal aderiu à campanha contra o mormo no Estado e, com recursos do Fundo de Incentivo à Agricultura, contratou um médico veterinário para arrecadar exames de mormo e de anemia equina, o que possibilita o trânsito dos cavalos para, por exemplo, rodeios e exposições.

Com isto, o município custeia os serviços do veterinário, material necessário e emissão de material pelo laboratório, restando para o produtor o pagamento dos valores do exame laboratorial. A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária participa da execução deste processo disponibilizando um veículo e um motorista

O mormo é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria e atinge principalmente os equinos, mas que também pode atingir os humanos. A doença pode ocorrer nas formas aguda e crônica. Na primeira, os sintomas apresentados pelos animais são febre, prostração, fraqueza e anorexia, surgimento de pústulas na mucosa nasal que viram úlceras profundas que geram uma descarga purulenta, tornando-se sanguinolenta e, posteriormente, formação de abscessos nos linfonodos, podendo comprometer o aparelho respiratório surgindo dispnéia. A segunda forma localiza-se na pele, fossas nasais, laringetraquéia, pulmões (evolução mais lenta do que a aguda); a localização cutânea pode ser similar à aguda, no entanto mais branda.

Para agendar a coleta, os interessados devem entrar em contato com a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, pelo telefone 3662-8409.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM

Fonte: ACSPMSAP