Conselho Municipal de Educação de SAP comemora 50 anos neste 9 de março

09/03/2020

A secretária de Educação do Município fala sobre a importância do órgão

O Conselho Municipal de Educação comemora, hoje, 09/03/2020, 50 anos de existência: Bodas de Ouro. Parabéns!

A Gestão Democrática é compreendida como a coordenação de esforços individuais e coletivos em torno da consecução de objetivos comuns, definidos por uma política de ação e inspirados na filosofia do bem comum, compartilhado pelos cidadãos.

A Gestão Democrática é um processo intencional e sistemático de se chegar a uma tomada de decisão que contemple a coletividade, visando sempre o bem da coletividade. É uma forma de gestão que escuta as necessidades e interesses comuns de uma organização e da sociedade como um todo, através da participação do cidadão, nas tomadas de decisão.

O grande espaço de tomadas de decisões coletivas são os Conselhos, que são órgãos com representatividade da sociedade que contribuem no processo administrativo de um gestor.

Santo Antônio da Patrulha concretiza este princípio, valorizando as ações de cada Conselho Municipal que contribuem com a gestão em suas competências deliberativas, consultivas, propositivas e fiscalizadoras.

Neste processo de Gestão Democrática, que visa fortalecer a participação da comunidade nas tomadas de decisão, os Conselhos têm função relevante.

O Conselho Municipal de Educação foi o primeiro a ser criado em Santo Antônio da Patrulha, em 09 de março de 1970, sendo um espaço de participação e tomadas de decisão coletivas, contribuindo significativamente, de forma transformadora na Educação Municipal.

Parabéns à Professora Teresinha Bier, primeira presidente do CME, por este início de caminhada tão significativa para o município. Nossa gratidão.

Em 1998, com a outorga da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB nº 9394/1996, o município de Santo Antônio da Patrulha toma a decisão de tornar-se Sistema Municipal de Ensino, onde o Conselho Municipal de Educação assume, principalmente, a função normativa, num processo de autonomia para este ente federado legislar para o seu próprio sistema, seguindo a legislação nacional. Ato de coragem que provocou muitas transformações para a Educação Municipal. Parabéns Professora Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente, primeira presidente do CME, enquanto Sistema Municipal de Ensino. Nossa gratidão.

A caminhada do Conselho Municipal de Educação é transformadora.

Agradecemos a participação de cada conselheiro, nestes 50 anos de trabalho transformador, na Educação Municipal. Vocês construíram e constroem a história da Educação de Santo Antônio da Patrulha.

Parabéns Professora Carla Meregali de Oliveira, presidente atual do CME, por sua dedicação e comprometimento. Nossa gratidão.

Nesta trajetória, muitas conquistas já alcançamos, mas muitas preocupações ainda persistem, mas, num processo de construção coletiva e de respeito entre os órgãos que compõem o Sistema Municipal de Ensino, buscamos vencer os desafios do cotidiano, com equilíbrio, serenidade e respeito.

Sabemos que os desafios são imensos, mas acreditamos nas pessoas, acreditamos nos professores, acreditamos na Educação como possibilidade de transformação de vidas.

Parabéns ao CME pelas Bodas de Ouro, 50 anos de uma história transformadora na Educação de Santo Antônio da Patrulha.

Parabéns conselheiros do CME. Vocês são atores principais da transformação. Obrigada por fazerem parte.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED