Conselheiros do CONFUNDEB tomam posse

24/04/2017

Na tarde dessa quarta-feira (19/04) tomaram posse, em Santo Antônio da Patrulha, os membros do Conselho Municipal de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – CONFUNDEB.

A solenidade contou com a presença do vice-prefeito José Francisco Ferreira da Luz, da secretária municipal da Educação, Dalva Maria Provenzi de Carli, do vereador Rodrigo Massulo, da vice-presidente do Conselho Municipal da Educação, Eliandra Rosa dos Santos, além de servidores da SEMED. Na ocasião foi eleita a presidente do Conselho, Andréia Cardoso da Silveira e vice-presidente, Angela Maria da Silva Santos.

A servidora Denise Maciazeki falou sobre as atribuições do Conselho, que tem entre suas competências fiscalizar, inclusive o transporte escolar. Ela disse que a previsão de recursos do Fundo para 2017 é de R$ 16.909.000,00. Trata-se de um fundo especial, de natureza contábil e de âmbito estadual, formado, na quase totalidade, por recursos provenientes dos impostos e transferências dos estados, Distrito Federal e municípios, vinculados à educação por força do disposto no art. 212 da Constituição Federal.

A secretária Dalva destacou a importância do Conselho na gestão de sua pasta. “Quero parabenizar o presidente do Conselho na gestão 2015-2016, Augusto de Fraga Cardoso, que continua conosco como conselheiro suplente. Esta parceria é muito importante, pois este recurso do FUNDEB, embora pareça muito, ainda é insuficiente diante de todas as demandas que as escolas nos apresentam. Por isso deve ser gasto com muita responsabilidade, seriedade e de forma eficaz.”

O vice-prefeito destacou a riqueza da composição do Conselho: “estamos vendo aqui representantes de professores, pais de alunos, alunos, do conselho tutelar, servidores públicos de outras áreas, ou seja, todos os entes que realmente conhecem e têm interesse em bem aplicar esse recurso estão representados, e isso é a garantia do bom uso deste dinheiro. A educação em Santo Antônio é uma referência, especialmente pela qualificação de nossos profissionais e tenho certeza que com essa equipe, tanto nas áreas administrativas, quanto nas salas de aula, o sucesso está garantido.”

Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS-PMSAP