Conheça mais sobre a alimentação escolar das nossas crianças

22/06/2021

Nem só de nutrientes é feita a alimentação das crianças nas escolas da rede municipal de ensino e conveniadas. Uma boa dose de carinho é o tempero que torna tudo mais gostoso.
Os cuidados com o que é servido para a gurizada são fundamentais para que se cumpra o objetivo de matar a fome e nutrir ao mesmo tempo e, para isso, o setor responsável por este trabalho leva em consideração princípios pré-definidos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Entre eles destaca-se que 75% dos recursos desta atividade deverão ser destinados à aquisição de alimentos in natura ou minimamente processados; no máximo 20% destinados à aquisição de alimentos processados e ultraprocessados e no máximo 5% destinados à compra de ingredientes culinários.
Outro aspecto importante é a proibição da compra com o recurso federal de alimentos como refrigerantes, refrescos artificiais, cereais adoçados, balas, biscoitos recheados, gelatinas, maionese, entre outros, por serem considerados de baixo valor nutricional. A adição de açúcar também é proibida para menores de três anos, bem como alimentos ultraprocessados, mel e adoçantes.
Sobre o tempo de permanência dos alunos na escola, aos que ficam apenas um turno o cardápio deve oferecer frutas pelo menos duas vezes na semana e legumes/verduras pelo menos três vezes. Já os alunos que permanecem em período integral devem receber frutas quatro vezes por semana e legumes/verduras cinco vezes.
Nossas crianças estão muito bem alimentadas e isso assegura um melhor desempenho em sala de aula!

Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS