Confira as regras do lockdown em Santo Antônio

05/02/2021

Na tarde de ontem (04) anunciamos a adoção do sistema lockdown, que se aplica em todo o território de Santo Antônio da Patrulha neste sábado, domingo e segunda, na tentativa de reduzir o ritmo de contágio da COVID-19.
O Decreto Municipal pode ser acessado no link https://bit.ly/2On5esw. Para facilitar o entendimento, destacamos algumas das principais regras que serão cumpridas nos próximos dias:
🚫 fica vedada a abertura e funcionamento de todo e qualquer estabelecimento empresarial (comercial), industrial e de prestação de serviços (essenciais e não essenciais), entre às 00h de sábado (06) e 24h de segunda-feira (08).
🚫 estabelecimentos comerciais de gêneros de alimentação (supermercados, mercados, padarias, fruteiras) podem funcionar apenas com teleatendimento e telentrega, sem abertura ao público.
🚫 todos os restaurantes podem funcionar com teleatendimento e telentrega, independente de sua localização. Lanchonetes, lancherias e bares ficam fechados.
🚫 serviços de fornecimento de gás de cozinha e água podem operar apenas com teleatendimento e telentrega.
🚫 serviços de atenção à saúde (hospital, postos de saúde, clínicas odontológicas, psiquiátricas, laboratórios para exames, entre outros) podem funcionar seguindo os protocolos da bandeira preta.
🚫 farmácias podem atender presencialmente APENAS para realização do teste de COVID-19. Demais atendimentos apenas plantão e telentrega.
🚫 táxi pode atender em regime de plantão, não é permitido ficar no ponto.
🚫 ônibus intermunicipais continuarão funcionando seguindo as regras da bandeira preta. Linhas municipais não funcionam.
🚫 serviços de assistência veterinária podem funcionar exclusivamente em regime de plantão e no atendimento exclusivo de emergências.
🚫 serviços de funerárias, exercidos exclusivamente em regime de plantão.
🚫 oficinas mecânicas, borracharias, autoelétricas localizadas às margens das rodovias Federal e Estadual podem funcionar somente em sistema de plantão (autosocorro). É proibido estar com as portas abertas.
🚫 hotéis e pousadas localizadas às margens das rodovias Federal e Estadual seguem a orientação do Decreto Estadual de bandeira preta.
🚫 bancos e lotéricas não funcionarão na segunda-feira, apenas caixas automáticos.
🚫 pedágios continuam funcionando, pois são concessões federais e estaduais. O município não tem ingerência sobre o funcionamento dos mesmos.
Trata-se de uma decisão necessária para diminuirmos a velocidade do contágio, dando fôlego para que nosso sistema de saúde consiga atendar à demanda por leitos e atendimentos, que segue muito alta.
Por favor, se possível, fique em casa.
Te cuida.

Secretaria Municipal da Administração e Finanças - SEMAF  Gabinete do Prefeito