28/03/2022

◽COMUNICADO◽
A Santa Casa de Misericórdia, por uma decisão unilateral, não será mais a gestora do Hospital de Santo Antônio da Patrulha.
Em audiência na manhã da quinta-feira (24), no gabinete do prefeito Rodrigo Massulo, Julio Matos, diretor geral da instituição, juntamente com o seu provedor Alfredo Guilherme Englert, entregou ofício onde foram elencadas as razões pelas quais a Irmandade tomou a decisão de não mais gerir o HSAP.
No documento, são mencionadas: a inflação crescente sobre os custos hospitalares os quais exigem mais recursos extraordinários do município, diante do contrato deficitário mantido com o Estado; a incorporação do Hospital Dom João Becker de Gravataí, mais duas UPAs naquela cidade; a gestão de 43 Unidades Básicas de Saúde de Porto Alegre e a operação de mais um hospital dentro do complexo assistencial da Santa Casa.
Somam-se as estas questões, o fato de que a estrutura de gestão corporativa da instituição é a mesma para todas as suas atividades: RH, compras, controladoria, jurídico, financeiro, etc, e tendo em vista as incorporações mencionadas, assim como os impactos da pandemia COVID19, o que requer foco de exclusividade e determinação em ações de recuperação da sua sustentabilidade. Diante disso, tornou-se absolutamente inviável a continuidade da gestão do Hospital, seja pelo fator escassez de gestão corporativa, distância, como também pela necessidade de atenção ao seu crescimento e satisfação do HSAP.
Nossa cidade, desde 2017, vinha contando com a credibilidade, a reputação e a responsabilidade da Irmandade Santa Casa de Misericórdia, a quem devemos total gratidão. Infelizmente, apesar dos esforços empenhados pelo prefeito no sentido de manter o convênio com a instituição, ficou patente a impossibilidade da sua continuidade. Contudo, também foi firmado o compromisso de que a própria Santa Casa dará todo o suporte necessário para a administração municipal, pelo tempo que for necessário, para a transição quando da chegada de uma nova entidade gestora. Até lá, não haverá descontinuidade nos atendimentos.
Quanto à situação dos profissionais que hoje atuam no HSAP, tanto o prefeito, quanto o secretário municipal de Saúde Toninho Selistre, comprometeram-se em pautar as negociações com quem vier a assumir nosso hospital, tendo como prioridade as indicações daqueles que desejarem permanecer.
O anúncio foi feito na presença do presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha, André Selistre, dos vereadores Samuel Souza, Diego Portal e Antônio Vieira Dias, do secretário municipal da Saúde Antônio Selistre, da secretária da Administração Cleia Airoldi e demais servidores do Hospital e da Prefeitura.
Após a notícia, o prefeito e o secretário municipal da Saúde já iniciaram as tratativas com outros grupos detentores da mesma credibilidade e reconhecimento em todo o estado do Rio Grande de Sul, para a gestão do nosso hospital.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA  Gabinete do Prefeito