Comissão de Acolhimento aos Estrangeiros fala sobre a chegada de Venezuelanos

04/12/2018

Representantes da Comissão Municipal de Assistência para Acolhimento aos Estrangeiros estiveram reunidos, na última sexta-feira, dia 30, às 13h30min, no Polo Universitário. O objetivo da reunião era prestar esclarecimentos à imprensa patrulhense sobre a chegada dos estrangeiros ao município.

No encontro foi esclarecido que com a criação da Comissão, o acolhimento deixou de ser uma ação dos governos federais e municipais para ser uma causa da sociedade patrulhense. Participaram o presidente da comissão, o professor da Furg, Jorge Gamarra, do vice-prefeito José Francisco da Luz, Zezo, a Secretária do Trabalho e do Desenvolvimento Social Cristina Ramos, entre outros membros.  O grupo é formado por diversas lideranças da sociedade, como representantes de entidades religiosas, Câmara de Vereadores, ACISAP, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Polo Universitário, FURG, Lions Club, Rotary Club, Programa Momento Mulher, Grupo de Voluntários #TamoJunto.

Segunda a secretária Ana Cristina, o Ministério do Desenvolvimento Social já enviou a mobília para dispor o alojamento, além disto, o valor de R$ 120.000,00 será creditado para o Município e o Exército Brasileiro enviará a alimentação básica.  Mesmo assim, a comunidade também pode ajudar com a doação de outros alimentos, além de roupas de cama, utensílios de cozinha e produtos de higiene e limpeza. As doações podem ser entregues no

Polo Universitário, paróquias das Igrejas (Santo Antônio e Boa Viagem), SINE e Prefeitura.

A inserção dos estrangeiros no mercado de trabalho ocorrerá através do SINE. “O objetivo é que todos se coloquem no mercado de trabalho, seja em Santo Antônio ou outra cidade, para que possam garantir seu próprio sustento”, disse Gamarra. Como o perfil traçado é de famílias com filhos acima de 04 anos, as crianças ingressarão nas escolas de ensino fundamental.

Serão realizados cursos de português oferecidos voluntariamente no Polo Universitário. Além de outras ações promovidas pelo grupo de voluntários, visando à integração dos estrangeiros na sociedade.

Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SMTDS  Gabinete do Vice-Prefeito

Fonte: ACS-PREFASAP