“Cavalhadinhas” relembra lutas da Idade Média

08/12/2015

No último domingo, 6, a Secretaria Municipal da Educação de Santo Antônio da Patrulha promoveu a apresentação do projeto “Cavalhadinhas”, com crianças de 9 a 13 anos do Programa AABB Comunidade. O evento ocorreu na Praça Júlio de Castilhos, local que também sediou uma das primeiras apresentações das Cavalhadas no município, na década de 1940.

A atividade iniciou com a apresentação da Banda da AABB Comunidade, tocando músicas do seu repertório e, para a apresentação, a Marcha Chimo (Marcha Moura do Maestro Rafael Ferrero, da Espanha), que é tocada em todos os países que possuem Cavalhadas. Entre integrantes da banda e da encenação, mais de 60 crianças participaram do espetáculo.

O projeto, coordenado pelas professoras Ana Zenaide Gomes Ourique e Sônia Barcellos, foi reiniciado em março deste ano visando resgatar a tradicional Cavalhada, um torneio hípico que representa as lutas entre mouros e cristãos da Idade Média. Os ensaios foram realizados na Fundação Educacional Agrícola Santo Antônio (FEASA). “Esta é uma retomada de um projeto ocorrido em 2008, sendo único no Estado. A ideia foi trazida de Goiás, onde ocorrem Cavalhadinhas, além da Cavalhada”, lembrou Ana Zenaide.

As Cavalhadinhas vão continuar no próximo ano, estando previsto uma nova apresentação na abertura do Ano Letivo de 2016, além de ter recebido o convite, pela Presidente da Casa dos Açores do Rio Grande do Sul, Célia Jachenet, para uma apresentação na Feira do Livro de Porto Alegre.

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE  Secretaria Municipal da Educação - SEMED  Gabinete do Prefeito  Gabinete do Vice-Prefeito

Fonte: ACS/PMSAP