CONSEPRO recebe R$90 mil para a reativação de câmeras de videomonitoramento no Município

17/01/2018

Adquiridas em 2011, por meio da AMLINORTE – Associação dos Municípios do Litoral Norte, as câmeras de videomonitoramento de Santo Antônio da Patrulha devem funcionar ainda este ano. Isto, devido à liberação de R$90 mil, por parte do Poder Judiciário, assinado pelo Juiz da 1ª Vara das Execuções Criminais, Dr. Christian Karam da Conceição, ao Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública – CONSEPRO, presidido por Claudio da Costa Silveira.

Este é um marco na história da segurança pública do Município, pois é o maior valor de recursos repassados a um projeto. O projeto foi elaborado pelo CONSEPRO com apoio da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha – ACISAP e tem por objetivo reativar 13 câmeras já existentes, mas que, desde sua instalação, não estão em funcionamento.

O ato de assinatura dos repasses ao CONSEPRO ocorreu nesta terça-feira, 16, no Fórum e contou com a presença dos Promotores Drº Camilo Santana e Drª Graziela Veleda, da Procuradora do Município, representando o Prefeito Municipal, Daiçon Maciel da Silva, Drª Digiane Stecanela, do Delegado da Polícia Civil, Valdernei Tonete e do Capitão da Brigada Militar, Cap. Delamar Flebbe.

Os recursos repassados são oriundos da chamada conta das penas alternativas, que tem por finalidade apoiar projetos sociais, principalmente na área de segurança pública. Conforme o Dr. Christian Karam, o projeto irá contribuir muito, “primeiro para a sensação de segurança e para a resolução de muitos delitos que ocorram, ou mesmo, a prevenção deles”, comenta. De acordo com ele, ainda, foi dado um maior destaque para este projeto tendo em vista a relevância do tema.

A empresa que prestará esse serviço já foi escolhida, mediante edital de chamamento público nº 001/2017, ocorrido em agosto de 2017, e o repasse, do Poder Judiciário, do orçamento total para a reativação das câmeras, faltando apenas os recursos para a manutenção mensal do serviço.

Este projeto é resultado de debates da Comissão Permanente de Segurança Pública, criada em 2015, integrada pelo Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, assim como instituições de classe, como a ACISAP, Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, CONSEPRO, Conselhos Municipais, Sindicato Rural, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Civil, meios de comunicação locais e comunidade, no sentido de buscar soluções e/ou alternativas para o enfrentamento da violência em nosso Município.

O CONSEPRO e demais Entidades envolvidas, contam, agora, com a participação das empresas locais e Instituições Financeiras para colaborar com mais recursos para a continuidade do projeto, com a manutenção dessas câmeras.

Secretaria Municipal das Obras, Trânsito e Segurança - SEMOT  Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE

Fonte: ACISAP