Facebook

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha

Busca Ativa constitui grupo de trabalho para combate à evasão escolar

imagem-noticia

26/05/2022

 Visando qualificar o combate a evasão escolar no município, no último dia 13 de maio, foi instituído grupo de trabalho para a Busca Ativa. Com o objetivo de criar estratégias de busca e permanência das crianças e estudantes na escola, o grupo é formado por Secretaria Municipal da Educação (SEMED), Conselho Tutelar, Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), Conselho Municipal de Educação (CME), escolas municipais, tanto de ensino fundamental, quanto de educação infantil, e Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Ainda farão parte representantes convidados das EMEFs Nercy Rosa e N. Sra de Fátima.

 Iniciada em agosto de 2021, a Busca Ativa apresenta números expressivos de redução da evasão escolar. Quando o programa começou, o percentual de crianças matriculadas, mas não comparecendo a escola, era de 7,8%, o equivalente a 183 estudantes. Atualmente, o índice é de 0,11%, ou seja, apenas três estudantes.

 Com a constituição do grupo de trabalho, o próximo passo é procurar por crianças que sequer foram matriculadas e trazê-las para o ambiente escolar. Para atingir esse fim, também será efetuada parceria com o programa Primeira Infância Melhor (PIM) e com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), que disponibilizará seus agentes comunitários para que esta ampliação da Busca Ativa ocorra com sucesso.

 O sucesso da Busca Ativa é resultado da reestruturação da Rede de Apoio à Escola (RAE) e o apoio da Rede Intersetorial, que conta com a participação da 11ª Cordenadoria, SEMED, Conselho Tutelar, Ministério Público, CRAS, CREAS, de escolas municipais e estaduais, CAEE, CME, SEMSA e Departamento de Habitação da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico.

 Confira quem são os integrantes do grupo de trabalho:

SEMED – Maria Suzete Gross e Vilson Ramos da Silva;

Conselho Tutelar – Edilso da Cunha Marques e Edimara da Silva Silva;

CAEE – Andria Ramos Rodrigues e Irani Pacheco;

CME – Augusto de Fraga Cardoso;

EMEFs – Josimara Bonera Bühler e Maria Laiane dos Santos;

EMEIs – Camila da Silveira Silva Rocha;

CRAS – Kahena Peirano Coutelle.

 

 

Secretaria Municipal da Educação - SEMED 

Fonte: ASCOM

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha