Boas notícias de Brasília para SAP

28/11/2017

Prefeito percorreu ministérios conversando sobre pleitos do município

O prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva participou do movimento municipalista, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios, em Brasília, de 23 a 24 de novembro. Além de acompanhar as pautas da CNM, o prefeito percorreu Ministérios e gabinetes de deputados, conversando sobre os pleitos patrulhenses.

A primeira boa notícia veio do Ministério do Desenvolvimento Social, referente à Agência do INSS. O prefeito recebeu a confirmação de que não há possibilidade de Santo Antônio perder sua agência, e que o prédio com a acessibilidade será alugado, com os custos mantidos pela União. Neste Ministério o prefeito também cadastrou o pleito da aquisição de um ônibus para o transporte dos alunos do projeto Pé Quente e para os Idosos do Serviço de “Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, para atividades realizadas durante os finais de semana.

Daiçon também esteve no DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte, onde tratou da conclusão da pavimentação da Av. Afonso Porto Emerim, fazendo a ligação asfáltica até o acesso de Santo Antônio da Patrulha, junto à Free Way. O prefeito ficou otimista, já que teve a informação de que o pleito do Município terá as obras incluídas no edital de concessão da rodovia, cujo contrato com a Concepa foi renovado provisoriamente. “Este projeto é antigo, é um sonho que temos desde a nossa gestão passada e acreditamos que agora está mais próximo de ser realizado”.

Já a mobilização da CNM, para pressionar por medidas que tragam alívio à grave crise, que tem inviabilizado a gestão dos governos locais, também rendeu motivos para comemorar. O presidente da República, Michel Temer determinou na quarta-feira (22/11) o repasse “Auxílio Financeiro ao Municípios (AFM) de R$ 2 bilhões, até dezembro por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

De acordo com o prefeito Daiçon, com a divisão deste recurso entre as cidades brasileiras, Santo Antônio da Patrulha receberá R$ 476.086,83, o que segundo ele é um auxílio importante para o encerramento deste exercício.

Outra conquista do movimento municipalista foi a derrubada do veto ao Encontro de Contas – celebrada por mais de dois mil prefeitos. Em sessão conjunta, deputados e senadores derrubaram, por unanimidade, o veto do Encontro de Contas, “que irá dar um novo fôlego aos municípios brasileiros, numa época em que todos estão precisando. A queixa dos prefeitos é grande. Muitos não estão conseguindo nem pagar os salários dos servidores em dia”, afirmou Daiçon.

Gabinete do Prefeito