Audiência Pública da Saúde presta contas do 2º quadrimestre de 2019

15/10/2019

Em audiência pública realizada nesta terça-feira (15/10) na Câmara de Vereadores, a Secretaria Municipal da Saúde apresentou os dados correspondentes ao 2º quadrimestre do ano de 2019. Conforme o secretário da Saúde, Charlis Santos muitas mudanças positivas estão ocorrendo e anunciou algumas delas: contratação de mais médicos, descentralização de medicamentos, realização de vasectomia e laqueadura no hospital, entre outras. “Já funciona na ESF Posto de Saúde Miraguaia e nas próximas semanas chegará aos Postos de Vila Palmeira e Agasa. Caminho para facilitar ao usuário não precisar vir até a Unidade de Saúde Central. O protocolo do receituário é na própria unidade de referência do paciente”, disse.

Conforme o responsável pela elaboração do relatório, Joy Silva, de janeiro a agosto deste ano o Município investiu R$ 11.438.767,30 em Saúde, o que corresponde a 22,14% do orçamento do Executivo. Os repasses do governo estadual chegaram a R$ 698.020,44 e federal a R$ 2.726.231,94. De maio a agosto, 23.792 consultas médicas e de enfermagem foram realizadas, 4.841 na odontologia e 5.120 consultas especializadas foram concluídas. 7.166 pacientes utilizaram o transporte disponibilizado pela secretaria, o que corresponde a 81 pessoas por dia.

A gerente do hospital Santo Antônio, Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Louise Chagas, apresentou os relatórios do que foi realizado no período. Segundo ela, de maio a agosto deste ano, a Emergência do hospital atendeu 15.237 pessoas, numa média de 3.800 pacientes ao mês. Louise aproveitou para anunciar outro atendimento específico para as crianças, que entrará em vigor neste ano: oftalmologia pediátrica. “Teremos 300 consultas já com a oferta de óculos, no dia 26/10 e no dia 12 de dezembro”. A gerente hospitalar ainda apresentou os números da Oftalmologia (5.274 atendimentos) e da Psiquiatria (100 internações). As cirurgias vasculares também teve um crescimento no período, chegando a mais de 600.

Os números relacionados a exames também surpreendem no período de quatro meses. Entre os mais acessados estão os Laboratoriais, 67.247, Raio X, 5.965 e a tomografia, que foi um serviço implantado em 2019, inédito na saúde pública do município, chegou a 897 exames no período. Em seguida vem a mamografia (790 realizadas), Ecografia (620), Ecodopler (410).

O prefeito Daiçon Maciel da Silva agradeceu a presença de todos, chamando a atenção para o esforço que a administração municipal vem fazendo, “tratando a saúde como prioridade. Se estivéssemos gastando apenas o percentual obrigatório em saúde, que é de 15%, não teríamos tantas dificuldades na gestão, certamente teríamos melhores estradas e ruas, mas é impossível gastar menos quando o assunto é saúde. Parabenizo o Conselho Municipal da Saúde, os servidores da nossa secretaria e do hospital Santo Antônio pelo belo trabalho que realizam. Em tudo que foi apresentado aqui vi muita qualidade, apesar das dificuldades”, disse.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP