Audiência Pública da Saúde apresenta dados do 3º quadrimestre e do ano de 2018

20/02/2019

Mesmo com a redução dos custos o número de atendimentos aumentou na rede pública

Em audiência pública realizada na última terça-feira, 19 de fevereiro, a Secretaria Municipal da Saúde apresentou os dados correspondentes ao 3º quadrimestre e do ano de 2018. O evento, que aconteceu na Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha, contou com a participação do Secretário da Saúde, Joy Silva, do gerente hospitalar do Hospital Santo Antônio, Maurício Fogaça, além das presenças do prefeito Daiçon Maciel da Silva, do presidente do legislativo, Rodrigo Massulo, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcos Linden, dos vereadores Charlis Santos, João Luiz Moreira, Jorge Eloy, Manoel Adam e Marcelo Gaúcho, de servidores públicos e da comunidade.

No início da reunião, Joy apresentou sua equipe. O número de funcionários da secretaria, em comparação ao mesmo período em 2017, reduziu, principalmente em cargos de confiança. Com isso, mudanças na estrutura e na administração da pasta foram necessárias, otimizando e flexibilizando o atendimento.

Conforme o secretário, em 2018 a secretaria apresentou aumento na receita, mesmo com diminuição do repasse pelo governo estadual. O crescimento, de 16,64%, se deve, principalmente, pelo aumento da verba repassada pelo governo federal e municipal. No geral, as despesas também aumentaram em comparação a 2017, embora houvesse diminuição em 7,54% no último quadrimestre de 2018 (quanto comparado com o mesmo período do ano anterior).

Joy explicou que isso se deve às mudanças de procedimentos que a secretaria adotou durante o ano: “fazer mais com menos”. Ele lamentou ainda o aumento do número de faltantes, ou seja, pacientes que não foram às consultas. O Secretário também apresentou dados dos pacientes transportados para Porto Alegre. Ao todo, 8.136 pacientes receberam o transporte, de agosto até 31 dezembro de 2018, sendo 5.698 por Unesul, 2.359 por automóvel de passeio e 79 por ambulância. Por dia, a média é de 74 transportados.

Quanto ao Hospital, em 2018, foram registrados 43.790 atendimentos entre adultos e pediatria, além das 11.251 consultas especializadas, como atendimentos vasculares, cirurgião geral, oftalmologia pediátrica e oftalmologia geral. Foram realizados, também, 207.870 exames entre mamografia, ecografia, ecodoppler, radiografia e laboratoriais.

Com a reforma do bloco cirúrgico, concluído em 2018, 81 cirurgias puderam ser realizadas no hospital, sendo 75 efetuadas nos últimos três meses do ano. De acordo com Maurício, esse número tende a aumentar em 2019 com mais cirurgias sendo disponibilizadas.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS/PMSAP