Aprovado o Plano Municipal de Saúde

26/05/2017

A secretaria da Saúde de Santo Antônio e o Conselho Municipal de Saúde realizaram durante a quarta-feira (24/06), a 1ª Conferência de Saúde das Mulheres e a revisão do Plano Municipal de Saúde. Dezenas de pessoas compareceram a Câmara de Vereadores para discutir os rumos da saúde pública no Município.

Durante a abertura o prefeito Daiçon Maciel da Silva cumprimentou os presentes, o Conselho, na pessoa de seu presidente, Marcos Linde e demais organizadores daquele importante dia de trabalho. “Nós tratamos a saúde com prioridade, porque sabemos que este é desejo da população, mas ouvindo as pessoas, a chance que teremos de acertar nossas decisões será muito maior”, destacou.

A secretária Magda Bartikoski classificou o momento como histórico. ”O que temos hoje aqui é o controle social, é a participação popular e só assim construiremos diretrizes e políticas públicas eficientes.” A secretária falou sobre a dificuldade que o Município está enfrentado para a contratação de médicos para os postos de Saúde. “Os processos seletivos abertos têm sido desertos, pois para o médico é mais vantajoso atender em seu consultório, mas estamos estudando uma solução e vamos contratar e voltar a ter os médicos nos postos”, declarou.

As atividades do dia foram abertas pela primeira dama, Aglaé Regina da Silva, representando a secretaria de Estado da Saúde e o Conselho Estadual de Saúde. Ela apresentou o Plano de Saúde 2018-2021, sugerindo a apreciação e integração das propostas para saúde do Programa de Governo da atual administração. Aglaé falou sobre cada proposta do referido Programa, informando dados atualizados e submetendo a concordância dos presentes. “A meta primordial do programa de governo do prefeito Daiçon é “Voltar a ter hospital”, o que, com a vinda da Santa Casa começa a acontecer no município”.

As propostas do programa de governo para a saúde de Programa de Governo foram incluídas no Plano Municipal de Saúde, pois os participantes assim decidiram. A volta dos programas Mãe Patrulhense, Primeira Infância Melhor, a realização de partos e o ampliação do atendimento de saúde mental são exemplos de demandas que já estão sendo trabalhadas pelo Executivo.

Outros dados sobre o município foram apresentados por Aglaé, tais como os programas a que Santo Antônio aderiu, e destacou a importância desses para a saúde e o desenvolvimento social, índices de mortalidade infantil, violência contra a mulher, entre outros.

O evento também contou com a apresentação dos eixos: ”Situação de Saúde das Mulheres e os determinantes econômicos, sociais e ambientais que levam ao adoecimento” e “A violência”. O dia ainda teve espaço para debates, aprovação das propostas para os eixos e votação dos delegados que irão representar o Município na Conferência Estadual de Saúde das Mulheres.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PMSAP