Análise de mormo em Santo Antônio da Patrulha é sucesso

08/09/2015

A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Santo Antônio da Patrulha, juntamente com o Sindicato Rural e com apoio da Emater/RS local, concluiu na última sexta-feira, 4, a primeira fase de recolhimento de materiais para análise de mormo e anemia equina.

Até o momento, 291 animais já foram analisados em diversas localidades do município, como Miraguaia, Catanduvinha, Cancela Preta, Vila Palmeira, Bom Princípio, Esquina dos Morros, Morro Grande, Portão e Chicolomã. Nenhum animal acusou estar com alguma das doenças.

O projeto da Prefeitura Municipal, iniciado após reunião com criadores no dia 31 de julho, visa o combate ao mormo e a anemia e, através do Fundo de Incentivo à Agricultura, repassou recursos ao Sindicato, que contratou médico veterinário para arrecadar exames, que é uma das exigências para o trânsito dos cavalos para, por exemplo, rodeios e exposições.

Com isto, o município custeia os serviços do veterinário, material necessário e emissão de material pelo laboratório, restando para o produtor o pagamento dos valores do exame laboratorial.

A assistência terá continuação a partir do mês de outubro em Santo Antônio.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM

Fonte: ACS/PMSAP