Alunos da Rede Municipal lançam o Livro de poesias “Palavra de Estudante”

16/08/2019

Projeto tem a parceria com o Grupo Incentivadores de Leitura.

Ainda tão pequenos, já autografaram sua primeira obra literária. Alunos da Educação Infantil até as séries finais do ensino fundamental participaram do projeto Palavra de Estudante. A sessão de autógrafos aconteceu na tarde dessa quinta-feira (15/08) no Palco da Fenacan, durante a 9ª Feira do Livro de Santo Antônio da Patrulha.

O projeto realizado pela secretaria municipal da Educação durante esse ano, contou com a parceria do grupo de Incentivadores de Leitura, que trabalha nas escolas com atividades lúdicas visando despertar o gosto pela literatura em crianças e adolescentes.

O grupo de Incentivadores de Leitura articulou junto aos professores de cada escola, a produção de poesias, envolvendo os alunos e valorizando sua autoria. Estimulados por seus professores, os estudantes deixaram seus pensamentos fluírem e completaram sua primeira obra literária.

Acompanhados de familiares e professores, cerca de 30 alunos receberam seus exemplares dos livros e encheram todos de orgulho. Participaram do projeto, as escolas: Escolas municipais de Educação Infantil Balão Mágico, Fatia do Sol, Menino Deus, Pequeno Aprendiz, Ângelo Tedesco e Escolas municipais de Ensino Fundamental Antônio Laureano da Cunha Filho, Doze de Outubro, Érico Veríssimo, Hilda Lopes da Luz, José Inácio Machado Ramos, José Telmo Martins, José Antunes dos Santos, Nossa Senhora da Medianeira, Nossa Senhora de Fátima, Madre Teresa, Manoel Machado dos Santos, Nercy Rosa e Santa Inês.

O patrono da Feira, Jaime Nestor Müller e a escritora homenageada, Ana Zenaide Gomes Ourique também reforçaram a importância de incentivar a leitura desde cedo nas crianças.

O prefeito Daiçon Maciel da Silva falou parabenizou os alunos e desejou sucesso neta caminhada. “Este livro pode ser o primeiro de muitos”. Cumprimentou também os familiares e os professores. “Vocês certamente fazem e farão a diferença na vida dessas crianças e da nossa sociedade”, disse.

Para a secretária municipal da Educação, Dalva Maria Provenzi de Carli, que organizou e revisou o livro, o projeto foi um sucesso. Orgulhosa, ela destaca a importância da autoria dos alunos e da inserção do livro junto ao ISBN - International Standard Book Number, que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS-PREFASAP