Alunos apresentam 85 trabalhos na VIII Mostra de Ciência e Tecnologia de Santo Antônio

25/10/2016

A Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SEMED) e Universidade Federal do Rio Grande (FURG), promoveu nesta quinta-feira (20), a VIII Mostra de Ciência e Conhecimento, com o tema “Ciência, Alimentando o Brasil”. O evento ocorreu no Salão Paroquial da Igreja Matriz. A abertura oficial foi realizada pelo Prefeito, Paulo Roberto Bier, pela Diretora da SEMED, Goretti Selistre, e pelo Representante da Comissão dos Professores da FURG, Professor Doutor Fernando Kokubun.

A Mostra abrange projetos das redes municipal, estadual e particular de ensino e tem como objetivo incentivar a atividade científica na prática escolar; promover o desenvolvimento da criatividade e capacidade investigativa; dar visibilidade aos projetos de pesquisa desenvolvidos nas escolas, nas diferentes áreas do conhecimento, procurando incentivar a formação de professores e alunos pesquisadores. Os projetos são selecionados, primeiramente, nas feiras de cada escola e, posteriormente, concorrem às premiações oferecidas no evento municipal.

Durante todo o dia, professores que formaram a comissão avaliadora, convidados pela SEMED e FURG, avaliaram os 85 trabalhos que foram apresentados por alunos da educação infantil ao ensino médio, supervisionados por seus professores. Ao final da tarde, os trabalhos vencedores foram divulgados e premiados.

A Feira também contou com a participação do Coordenador Adjunto da 11ª Coordenadoria Regional de Educação, Professor Carlos Jaime Dalpaz, o Diretor do Campus Furg, Professor Antônio Valente e a Representante do Pólo Universitário de Santo Antônio, Professora Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente.

Premiação:

Categoria Educação Infantil:

“Os benefícios do Açúcar Mascavo na Alimentação” – EMEI Baby Pinguinho

“O Encontro dos brinquedos e brincadeiras antigas e atuais” – EMEI Moranguinho

Categoria Ciclo:

“Use esponja vegetal, o planeta agradece” – EMEI Nossa Senhora Medianeira

“Da fruta a banana... da banana ao bananeiro... do bananeiro ao bananal.” EEEF Afonso Celso

Categoria Pós Ciclo:

“Agricultura familiar na Comunidade do Sertão do Cantagalo” – EMEF José Telmo Martins

“Obesidade infantil, Prevenção é solução” – EMEF José Telmo Martins

Categoria Ensino Fundamental:

“Cupins longe do louro” – EMEF Nossa Senhora Medianeira