Alterações do Plano Diretor são apresentadas em Audiência Pública

07/06/2018

A prefeitura apresentou na noite desta terça-feira (05/06) algumas alterações a serem efetuadas no Plano Diretor do Município. O trabalho apresentado foi realizado pela Secretaria Geral de Governo, Planejamento e Gestão, a partir de estudos efetuados e de sugestões de contribuintes, já aprovado pelo Conselho Gestor do Plano Diretor.

Na ocasião, duas alterações foram propostas: a inserção de nova Zona Especial de Interesse Institucional, contemplando área do Campus FURG, no bairro Bom Princípio  e, a ampliação da Zona Comercial 3 (ZC3) no trecho da ERS 474, incluindo as ruas Eleotério José Ferreira Mendes e Arlindo Moura de Azevedo. O secretário Ferúlio José Tedesco explicou que a Universidade precisa ter mais versatilidade para trabalhar o seu próprio plano diretor, desde que aprovado pelo Município.

Ferulinho também expôs as ações futuras planejadas pelo Município, destacando a promoção do georreferenciamento, revisão geral do plano diretor e elaboração do plano de mobilidade urbana. O secretário explica que para a execução desses projetos é necessário um aporte de recursos que o Executivo está buscando, mas destaca a necessidade urgente de iniciar esses processos, que são importantíssimos para o desenvolvimento adequado da cidade.

O prefeito Daiçon Maciel da Silva agradeceu a presença de todos no evento e falou sobre a necessidade de a população conhecer as redações que regem o funcionamento do Município, para o bem de todos. “Não sou gestor de “canetaço”. Os empreendimentos precisam ser analisados pelos técnicos, todos os aspectos devem ser observados para que o nosso meio ambiente e a população não sofram com empreendimentos aprovados sem adequação”. Daiçon disse que Santo Antônio da Patrulha já evoluiu muito nesse sentido, mas que grandes mudanças são necessárias para a expansão correta da cidade.

Ferulinho lembrou que novas sugestões poderão ser encaminhadas à secretaria para serem apresentadas na próxima audiência pública, marcada para o dia 26 de junho de 2018, quando todas as propostas serão submetidas à aprovação.

Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE

Fonte: ACS-PREFASAP